É bem interessante quando passamos a conhecer a música eletrônica e entender suas facetas. É aí que entendemos a importância do estilo, tanto no sentido de descoberta, quando no de desenvolvimento. Isso porque nele se descobre batidas, climas, efeitos. É praticamente uma ciência musical e que contribui no final para todos os estilos.
Sem contar que a música eletrônica pode ser inovadora, experimental e, o melhor de tudo, entreter, do qual é a real função dessa arte que chamamos de música. Conhecedor do estilo, o produtor belga Mathieu Moës resolveu sair dos estúdios e apresentar este trabalho ao vivo exclusivo cercado por seus amigos e familiares em um dos locais favoritos da vida noturna de Luxemburgo, Melusina.
Logo, estamos diante de algo que, além de toda a técnica e talento envolvidos, tem uma forte carga emotiva distribuída em 14 faixas em quase uma hora e meia. É uma verdadeira imersão no estilo, além de um grande aprendizado. Porém, neste último caso, fica mais conivente deixar para as outras audições, pois estamos diante de um trabalho que impacta de verdade, levando o ouvinte a grandes emoções.
A começar já pela faixa de abertura, “Overture”, que é um verdadeiro roteiro musical, que cresce dentro dela mesma, soando misteriosa de início, para explodir em um épico da sua metade em diante. É perfeita como um convite ao ouvinte adentrar o trabalho, que ganhou o nome de “Live and Surrounded by Friends at Melusina, Luxembourg, 2023”.
Aliás, só pra colocar um adendo, a apresentação aconteceu em maio deste ano, o que deixa um ar ainda mais de frescor ao disco. Voltando ao que interessa, a segunda faixa “Space Walk” já é um dos destaques, com sua veia house, mas um pé no trance. Hipnotizante, a faixa nos remete a um ambiente escuro esverdeado com cheiro de gelo seco e bebida destilada.
Em “Sunset Strip Decadence”, Mathieu apresenta as linhas vocais femininas suaves e sensuais (que aparecem no decorrer do trabalho novamente), trilhando um caminho que pode ser descrito como uma mescla de synth-pop e neo-soul. Mais uma prova da versatilidade do DJ.
Seria injusto apontar somente esta bela canção, por isso destacam-se também “Beach”, um house de batida consistente, além do remix para “Can’t Stop”, do Red Hot Chili Peppers. Mas, mais injusto ainda é não dizer que “Live and Surrounded by Friends at Melusina, Luxembourg, 2023” deve ser ouvido por completo. Uma aula de música eletrônica.
https://www.tiktok.com/@mathieumoes
https://www.youtube.com/@mathieumoes