É inegável a relação da Suécia sobre a qualidade da música pesada. Ainda mais que vem de lá alguns subestilos que dominaram o cenário mundial, como o death metal melódico encabeçado por nomes como Dark Tranquillity, em Gotemburgo, ou o death’n’roll apresentado no álbum “Wolwerine Blues” (1993) do Entombed que, aliás, vem da mesma cidade da banda Selected, Estocolmo. À frente desta banda está o vocalista Randall Hammer, que anuncia o primeiro álbum “Steel” com o lançamento da faixa título como single. “Uma mistura de ritmos descolados com groove e vocais agressivos e rosnados”, define o frontman.
Para quem gosta de elementos brutais na música, o som do Selected se apresenta como uma boa opção, pois a maneira como a banda trabalha é completamente voltada a este foco, porém a melodia que se faz presente em “Steel” recorre a muita precisão na harmonia, no compasso da cozinha e nas pontes de ligação. Tais recursos, ou técnicas, lapidam de forma profissional o grande diamante escondido por trás da selvageria impressa na música. Por este caminho, a banda enverada as suas ideias exemplificadas no single que, dentre outras coisas, faz uma reflexão de como virá o álbum.
Outra coisa que as bandas suecas têm como referência, é a parte da produção. E com a Selected não poderia ser diferente, pois a sua sonoridade – bem diferente do clássico efeito de pedal BOSS HM-2, que os grupos de vanguarda utilizavam –, exerce um papel que deixa o som dessa banda bem peculiar. “A produção de ‘Steel’ foi uma jornada de sangue, suor e lágrimas”, disse o guitarrista Stefan Ljungqvist. Podemos dizer que todo o esforço foi compensador, como o single nos revela. Para o mais exigente ouvinte, perceber todas as minúcias embutidas no som dos instrumentos também compensará a audição.
Explanando mais sobre a produção, Ljunggvist completa: “Colocamos tudo o que temos neste álbum, fundindo nossa paixão pelo death metal com um groove que faz o coração bater mais forte”. Essa paixão que o guitarrista diz ter sentido chega a nós com os riffs aniquiladores da faixa representante, com uma bateria metendo uma pegada mais flexível e boa marcação do baixo. Sobre a entonação vocal, a técnica gutural de Randall garante a grande condução para fechar o espetáculo que, literalmente, com a liberação deste single, está só no começo. Se os membros da banda estão ansiosos pela recepção do álbum, nós aqui do outro lado estamos sedentos pela sua audição completa.
Confira o single “Steel” no Spotfy.
Para saber mais sobre a Selected, visite seu site oficial clicando abaixo.
discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator