A cantora pop que já possui três álbuns no currículo, Amelie Jat, acaba de lançar o seu quarto, “For the Plo”. Com treze músicas, o ‘full-length’ começa com “I’m Out” que segue a linha das canções do estilo, exalando energia e com grande talento na voz. Uma das coisas mais legais em sua carreira é a maneira como compõe, transformando as suas ideias em melodia e agitação, como em “Electric Butterflies”. As composições que ganham mais melodia, como “Notalgia”, descrevem o potencial da artista para canções leves, ainda que suas influências ‘punky’ resistam à calmaria. Contudo, se encaixam nos acordes.
Mas a versatilidade musical da cantora permeia em outros universos também, como o maravilhoso mundo do rock’n’roll em “You Ruined My Birthday”, e até uns riffs mais pesados de guitarra, como em “I’m So In Love (I Think I’m Gonna Be Sick)”. Do mesmo modo, “Faking Parties” recebe um ótimo tratamento na cozinha com uma introdução de hard rock na bateria, que evolui para um efeito mais eletrônico. Tudo isso conduzido por uma voz mais cheia de personalidade. A canção seguinte, “Let Them Eat Cake” revela um lado mais épico em seus arranjos, além da habitual melodia confortante de Amelie.
Em síntese, as músicas do novo álbum de Jat são bem comerciais e livres de qualquer complexidade. Assim como “2028”, tudo parece ser feito com talento suficiente para configurarem em playlists dos mais diversos lugares, como restaurantes, academias, filmes de Hollywood, Disney e por aí vai. A juventude dos dias atuais está estampada em cada acorde de músicas como “Therapy”, que é bem cativante e com explosão de energia, assim como em “Better”, que é mais sentimental e virtuosa. Tudo neste álbum funciona como um tipo de presente ao jovem que está saindo de uma fase adolescente, a uma fase mais adulta.
Uma das coisas que tornam Amelie Jat uma cantora de pop-punk é a estética despojada e despretensiosa, que sempre serviu como identidade punk. Por outro lado, essa espontaneidade também está em sua música como em “My Band Hates U!”, que é um dos singles do álbum. Embora essa agressividade artística seja um dos charmes de Amelie, a doçura em músicas como “Screaming Crying Throwing Up”, também nos causa paixão por seu trabalho. Para encerrar esta obra, a canção “R.I.P.” faz as honras com mais cativação nas execuções instrumentais e na voz forte de Amelie, que possui um domínio admirável em suas entonações, transformando suas ondas sonoras em magia pura.
Ouça “For the Plo” pelo Spotify.
Para saber mais sobre a obra de Amelie Jat, siga a cantora nas redes abaixo.
https://www.youtube.com/c/AmelieJat