Em 2022 o Deep Dive Species estreou nas plataformas de streaming com o álbum “Aquaphilia”. Esta banda norteamericana, propõe ao ouvinte uma experiência única de sonoridade, influenciada por elementos interestelares, embora os arranjos representem algo muito mais significativo. Neste momento, os compositores e produtores Vadim Militsin e Sergey Popovich, compartilham com os seus fãs o novo single “Adventus”. O trabalho instrumental é de uma complexidade nobre, no entanto, essa nova música experimenta mais para o lado do convencional, como o uso de bateria clássica e guitarras limpas. Dessa forma, o Deep Dive Species se distancia um pouco mais das alegorias eletrônicas.
Masterizado por Bill Sellar no Super Audio Mastering, o single nos remete a uma viagem astral que cada vez mais se verticaliza, conforme o tempo de execução. Para apreciadores de cinema, a música pode lembrar uma trilha de ficção científica pela disposição de seus arranjos. Tudo ficou com uma sonoridade sofisticada e bem trabalhada. Lançada pelo selo Omninorm, a música possui uma cadência simétrica que empurra o som com mais peso e vibração, seguindo uma linha virtuosa de estilos como o rock’n’roll. Sobre essa questão, se levanta com uma harmonia agradável riffs de guitarra bem relaxantes.
Mas como tudo tem um lado ruim, em “Adventus” esse lado fica por conta do tempo de execução que nos cativa apenas por pouco mais de dois minutos. Um tempo curto, se olharmos pela emoção que a música pode nos gerar. Em contrapartida, podemos conferir a versão em videoclipe dessa música, em um trabalho dignificante de Segmentality. Disponível no canal do selo, o roteiro do clipe retrata a jornada de um viajante interestelar, que por acidente se depara em um planeta. Por conseguinte, este mesmo viajante assume um papel de messias e consegue arregimentar multidões a segui-lo.
Falando um pouco sobre a estética de “Adventus”, a música difere às demais da banda por possuir melodia acessível. O resultado disso é uma audição menos saturada, embora alguns trechos possuam seus níveis de complexidade. No geral, os americanos do Deep Dive Species nos mostram uma nova cara para a música contemporânea, com traços de inovação, mas fidedígnos à própria identidade gerada lá atrás com o lançamento do primeiro álbum. O que possamos colher sobre a arte dessa dupla, é a satisfação e emoção de sermos testemunhas, talvez de algo inédito no universo musical. Sim, não apenas “Adventus”, mas tudo que já foi gravado pela banda pode significar pioneirismo.
Confira o videoclipe de “Adventus”:
Acompanhe a banda em seus canais oficiais:
https://www.omninorm.com/artists/deep-dive-species
https://www.facebook.com/deepdivespecies
https://deepdivespecies.bandcamp.com
Discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator