Que a Suécia é um país onde se respira cultura musical, isso todo mundo sabe, afinal, de ABBA à Ghost a nação escandinava é responsável por exportar vários nomes. O Grand Mojo é um dos nomes mais atuais, ainda assim, a qualidade técnica do quarteto faz jus à grandeza artística de sua região. Especificamente, sobre a banda, três singles lançados entre 2023 e 2024 prepararam terreno para o álbum “Blonde Voyage”. Esta banda de Estocolmo inseriu dez músicas em seu disco, cujos ritmos e melodias apresentam traços do pop rock e hard rock. Outra característica está em alguns climas clássicos.
O que posso falar sobre este ‘debut’ é que existe muita variação entre estilos. Aqui, você pode ouvir estampada na cara uma música disco como “Cougar´s Toy” que, embora traga uma atmosfera setentista, possui riffs de guitarras bem pesados. Aí você vai à segunda faixa e se depara com “Dynamite”, uma música empolgante que ainda te mantém nos anos setenta, com uma pegada rock’n’roll envolvente assim como o falsete na voz do cantor. Agora, em “Drying In the Sun”, a melodia é mais pesada com certa pompa. O refrão quebra um pouco da tensão, mas sem perder a proposta inicial.
Se podemos considerar um ápice para este álbum, essa atribuição certamente cairá sobre “Lifeform”. Esta música representa tudo que existe de bom em termos de melodia em um disco. Vocais alinhados, andamento livre de complexidade e uma atmosfera, além de tudo, comercial, nos dão prazer vital em ouvi-la. A partir da condução da bateria, que tem um baixo fiel na marcação, ao solo hipnotizante da canção, pode estar surgindo aqui um hit de muito sucesso. Claro que outras mais explosivas como “Stuck On Replay”, ajudam na personalidade do grupo que, provavelmente, sairá de um patamar underground para o estrelato mundial.
Em canções como “Big City”, sabemos mais sobre a influência da banda que muitas vezes pende ao glam. Sobre isso, também podemos esperar uma balada como “Holy”, que representa a sessão ‘mela-cueca’ do álbum. Mas voltando às referências setentistas, “Cést La Vie” mergulha neste universo com instrumental cheia de groove. Quem ouviu a banda através do primeiro single lançado, “Go Go Mojo Go”, talvez imaginou que um álbum completo do Grand Mojo seria no estilo hard rock. Porém, músicas folk como “Gone Gone Gone” converteram esse pensamento a uma realidade bem mais versátil. E você, aqui do Brasil que leu esta resenha, guarde bem este nome.
Ouça “Blonde Voyage” pelo Spotify.
Saiba mais sobre a banda em: