Para qualquer compositor, o desafio de colocar ideias, sentimentos ou apenas algum tipo de expressão significativa na música é grande. Mas com certeza quem produz trilha para filmes tem uma complexidade maior que é aliar duas grandes artes da humanidade, para que a grandiosidade de uma não invalide e nem se sobressaia a outra, e as duas caminhem juntas para conduzir o espectador. E esse foi um dos desafios enfrentado por Jeff XR, que trabalhou ativamente ao lado do diretor Vadim Egoul para produzir o tema para o filme “Wicks”. A premissa do filme é sobre a conexão inesperada que surge durante um encontro sugerido por um aplicativo. “Foi muito específico, eu trabalhei de um lado para outro com o diretor sobre que tipo de música combinaria com um passeio de uber iluminado por postes de luz à noite por Nova York, entre outras coisas, e quais emoções queríamos que o público sentisse e quais os principais personagem está passando, etc; mas o filme ainda não foi lançado, então não vou estragar o enredo! Havia alguns ângulos e iterações diferentes para explorar, mas isso surgiu como uma boa direção e partimos daí para mais ajustes e aprimoramentos.”, contou o músico.
Segundo Jeff, a trilha e valeu do synthwave dos anos 80 que mistura a sensação eletrônica de tecnologia por conta do sintetizador e a nostalgia tão característica dessa época, e talvez seja a que mais representa o tão temido futuro tecnológico/robótico que poderíamos viver e/ou que vivemos. “Esta faixa é definitivamente nostálgica por apelar a sons dos anos 80, mas também com uma vibe um tanto retro-futurista. Isso combinou bem com o curta-metragem Wicks (verifique o site para mais informações https://www.saineproductions.com/) que tem alguns temas relacionados à tecnologia, mas não vou estragar o filme!”, contou Jeff. O artista contou que já estava seguindo essa linha de pesquisa com temas cibernéticos, então a produção de “Wicks Theme” não se tornou um grande desafio. “Eu também fiz o design de som e mixagem para o filme, então esse foi um outro aspecto. Houve algumas mudanças entre a versão no filme e o lançamento do single, como solo de guitarra de duelo adicionado por vibrações de baladas dos anos 80 e também tornar a bateria e os sintetizadores um pouco mais pesados e poderosos para realmente bater forte e se sustentar por conta própria com um pouco de uma sensação mais sombria do que o filme realmente pretendia.”, revelou.
Jeff XR ama tanto a música que resolveu estudar mais sobre ela. Atualmente ele faz doutorado com o objetivo de compreender como os sons afetam nosso cérebro.
Ouça “Wicks Theme” no Spotify:
Mais informações:
Site: https://jsmentch.github.io
Facebook: https://www.facebook.com/jeffxrjams/
Twitter: https://twitter.com/jshoonm
Spotify: https://open.spotify.com/artist/690EwgYpY3YkC3iAGs63QX?si=w6MXG1ngQqKowtk9w-tZNw
Soundcloud: https://soundcloud.com/jeff_xr
Bandcamp: https://jeffxr.bandcamp.com/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCLn_lYq3VeLvqxY8AOvYZHg
Instagram: https://www.instagram.com/jeff_xr_