A escuridão começa a ficar, curiosamente, borbulhante. Conforme frestas de luz vão clareando o ambiente e o deixando com ar de penumbra, um misto de caos e doçura se pronuncia de uma forma bastante interessante por meio das notas do piano e das texturas experimentais desenhadas. De repente, em meio a esse cenário dramatúrgico, uma voz suave e ligeiramente adocicada surge em uma postura narrativa que auxilia o ouvinte na percepção de que, na verdade, Warm Over Water consiste em uma paisagem espacial e perdida profundamente no infinito de sua grandeza.
Muito diferente do minimalismo instrumental, mas não sensorial, da canção anterior, o novo ambiente já nasce com um instrumental maduro e intenso em sua sensualidade agradável e convidativasmente funkeada. Misturando ligeiros traços de uma psicodelia ácida e até mesmo angustiada em sua introdução, a canção evolui para um primeiro verso em que o ouvinte consegue degustar mais facilmente não apenas da sensualidade típica do gênero, mas também de um veludo trazido pela guitarra capaz de flertar brevemente com a estética do blues. Com vocal forte e backing vocals harmônicos, Devil’s Dinning Room é uma canção de narrativa, melodia e ritmo consistentes que encantam facilmente o ouvinte.
Do intenso, é retomado o torpor. Afinal, na nova paisagem que se inicia, a maciez é de uma estética embriagantemente sedutora em sua inicial tomada blues. Acústica e sensual a partir das primeiras linhas líricas, Crucify Me permite ao ouvinte a percepção desde o groove bojudo do baixo na base melódica aos uivos agudos da guitarra lap steel, enquanto se perde pela interpretação lírica oferecida pela cantora. Baseada na cadência verbal do soul, a vocalista se posiciona de maneira imponente frente à melodia entorpecida, o que causa um bom balanço entre força e embriaguez.
É certo de que Claroscuro tem um total de seis faixas, mas suas três primeiras composições ofertam, com precisão, toda a gama sensorial, rítmica e melódica capaz de defini-lo. Dramatúrgico, versátil, ousado, dramático, minimalista, entorpecente. O álbum apresenta uma banda formada por músicos muito bem estudados e sincronizados, que não entregam apenas força, mas também uma conjuntura melódica ampla que mostra a generosa musicalidade do Nookee.
Mais informações:
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=w2v7Ehf0DDU&t=1345s
Spotify: https://open.spotify.com/intl-fr/artist/5DqRdWa2NrlSDsYNVJQ8x3
Site Oficial: https://nookeeband.com
Facebook: https://www.facebook.com/NookeeBand
Bandcamp: https://nookee.bandcamp.com/album/claroscuro
Instagram: https://www.instagram.com/nookeeband/