É incrível como a sensibilidade de alguns seres humanos é expressa de formas, que envolvem o íntimo, arte e até mesmo espiritualidade. O guitarrista e compositor Avinoam Ettun, israelense que vive nos Estados Unidos, é prova disso. Músico de estilos virtuosos como jazz, Ettun vem de uma escola assinada por nomes como Alexander Scriabin, Claude Debussy, Bill Evans, Hank Mobley. Diante disso, aposta-se notavelmente na grande capacidade do músico ao criar sua arte. Aposta essa bem lançada, diga-se de passagem, pois o seu EP “Searching for Colors”, liberado nas plataformas digitais, prova todas as suas proezas em quatro momentos de nobreza.
Distribuído pela Tzeva, o álbum começa com “A Tale of Three Balloons”, que se traduz em uma bela música ornamentada por arranjos dimensionais. Ettun que, embora guitarrista, gosta de compor em seu piano, entrega muita leveza nessa faixa. O andamento completamente solúvel, viaja por um fluxo imaginário que nos remete a um tipo de flutuação. Seja boiando em um mar de maré branda, deslizando sobre a folhagem de um jardim ou caminhando descalço em dunas, o clima da música é sempre bem-vindo. Mas você pode gerar a própria inspiração partindo desses “balões”, só não pode perder de vez a viagem.
A veia jazzy de Ettun, aflora em “The World Needs Healing”, onde fundamentalmente se expande com muita personalidade. A impressão que temos, é que essa instrumental complexa e cheia de ornamentos, foi composta para arrancar admiração, assim como empolgação. As linhas melódicas da seção de cordas – aliás, esse álbum foi pensado para quarteto de cordas e bandas de jazz – formam uma espécie de contraste entre a sessão de sopro e os andamentos da cozinha. Embora cada parte faça um papel distinto, a melodia da música é sentida imensamente, considerando os solos de metais e acordes da guitarra como destaques principais.
Se você não é uma pessoa 100% erudita, mas em alguns momentos se permite descobrir nessa área, pode considerar músicas como “Ear Illusion” uma bela porta de entrada. Esse conselho pode te livrar de cair de cabeça nesse universo e achar tudo muito abstrato, pois existe certa sensibilidade auditiva para reconhecer nuances de alguns ritmos. Aqui, não há tais abstrações, pois a melodia que sai dos acordes são perfeitamente fluentes. A música seguinte, “Melodically Involved”, possui ainda mais confluência. Resumindo, Avinoam Ettun insere nesse mundo selecionadíssimo de público, artifícios modernos que somam com o erudito. Podemos ver isso como pioneirismo? Ouça o álbum e tire suas conclusões.
Ouça “Searching for Colors” pelo Spotify:
Siga o músico em seus canais oficiais:
https://www.youtube.com/channel/UCvEzqyD4Hb2_IzmnKKFyzAg
https://www.instagram.com/avinoame