Dona de uma discografia bela, versátil e importante para a cultura musical, a cantora Razteria lançou em 2023 o álbum chamado “Tocar las estrellas”. Esta obra, que traz parceria com Dave Shul na composição e produção, possui um repertório de dez canções cantadas em espanhol. Além de possuir voz marcante, a artista introduziu em seu disco vários elementos do pop, música latina e outros arranjos. A exemplo de “Sempre Feliz”, a empolgação é presente em cada uma das faixas, seja por ritmos cativantes ou em uma pegada mais introspectiva. Dessa maneira, a fórmula utilizada nas músicas as impede de soarem cansativas.
Uma das coisas em comum deste álbum roda a emoção, como por exemplo a canção “Me gusta estar sola”. Aqui, tanto a parte instrumental como a lírica seguem uma linha mais tensa, como o bailar de um tango moderno e imponente. Em contrapartida, a faixa título traz mais doçura, embora seja igualmente emotiva. Mas diferente do tom dominador de sua antecessora, o sentimento que “Tocar las Estrellas” expressa é mais passivo do que dominador. Já a seguinte, “Respira”, aflora um híbrido entre essas duas qualidades em cima de uma história de amor. Aqui, se confere um equilíbrio perfeito de harmonia.
Na sequência, a canção “Ambicioso” traz em seus arranjos um pouco da cultura árabe, com efeitos emulando som de cítara e uma cozinha envolta em mistério. Olhando pelo lado versátil da artista, não há nada de novidade aqui, mas sim uma música especial. Seguindo o repertório, a execução chamada “Madre Tierra” é mais voltada ao pop tradicional, com um toque mais comercial. Em “Aprovecha”, o seguimento pop é até mais forte com batidas cativantes e certa elevação no ritmo. Sobre esta e a última música relacionada, fãs de Shakira podem gostar, mas nestas canções há sempre um toque a mais de sentimentos.
Embora o pop e R&B sejam muito presentes na música de Razteria, as linhas de guitarra são responsáveis por parte da identidade sonora. Dessa forma, em canções como “100%”, onde as distorções são impactantes, a cantora chega a mergulhar até no rock’n’roll com um pouco de ska. Mas melodicamente, canções como “Mientras” são recheadas com mais virtuose. Aqui, a cantora dá um show com sua voz carregada de emoção. Por último, “Amante imaginario” fecha esse recipiente de boas canções com estética sonora fluindo sempre a favor da melodia. Resumindo, o álbum “Tocar las estrellas” só mostra o que Razteria vem mostrando desde o início de sua carreira: encantamento.
Ouça “Tocar las estrellas” pelo Spotify:
https://open.spotify.com/album/7jIFjCAwmB9WiWsv4rLF7g?si=sF_i7A1zQA-fU1cHSPwmpQ
Visite:
https://soundcloud.com/razteria
https://asteriarecords.bandcamp.com
https://youtube.com/reneeasteria