Um sonar agudo, estridente e ardido tira, por completo, o ouvinte não apenas de sua zona de conforto, mas, também, de seu senso de segurança. Inicialmente atordoante por conta da maneira como o violino puxa a introdução, regida por um som semelhante ao de batimentos cardíacos, a canção evolui para uma frase instrumental mais branda desenhada pelo piano. Ainda que sob notas mais graves, a maneira como o instrumento começa a desenhar as linhas melódicas sugere um bem-vindo dulçor e leveza que vão sugerindo, aos poucos, uma ambiência delicada e aromática. Criando uma harmonia tocante conforme se desenvolve e cria mais coragem, o piano faz de A Heartbeat Away uma obra que, com o auxílio da voz feminina de timbre grave e de fundo agudo de Catherine Traicos, ganha contornos inquebrantáveis de drama. Essencialmente, a canção explora uma espécie de introspecção brevemente visceral que captura, sem esforço, o emocional do espectador.
O piano surge em notas adocicadas, mas pronunciadas de maneira espaçada ao ponto de já desfilar uma conotação melodramática penetrante. Rapidamente acompanhado por uma voz que, agora, soa mais delicada e, mesmo, mais adocicada que aquela que preenche as linhas líricas da canção anterior, o instrumento se mantém como uma espécie de guia melódico e, inclusive, emocional. Capaz de proporcionar a visão de uma mulher caminhando debaixo de chuva vestida com uma camisola de seda em uma clara feição de decepção e arrependimento, And You Want To Run To Me se torna uma obra de cunho dramático e instrumentalmente minimalista que parece tratar sobre uma personagem vivendo as dores de um coração ferido.
Desde seu início, a maneira com que o piano se movimenta dá ao ouvinte uma conotação doce, serena e tocante. O curioso é que, ainda que isso de fato aconteça, o que a melodia criada pelo instrumento em união com a forma interpretativa aqui assumida por Catherine desenha no inconsciente do ouvinte é a uma paisagem que evidencia um indivíduo sentado à beira de um fiorde com olhares e mentes distantes. De cunho profundamente introspectivo e reflexivo, A Simple Thoughts é uma obra que surpreende o ouvinte ao fornecer uma delicada e tocante inserção harmônica proveniente de um sonar adocicadamente ácido daquilo que parece ser o hammond organ. Em união a backing vocals uivantes, a canção soa como o relacionamento da personagem lírica com a esperança associada a uma espécie de senso de superação.
Swansongs é um disco que se destaca por sua paisagem minimalista, etérea e que explora uma sonoridade ambiente. Essencialmente delicado em seu profundo senso entorpecente, o álbum é marcado por ter diversas camadas que exploram um arranjo delicado, tocante e com uma curiosa mistura de melancolia e esperança.
Nesse aspecto, instrumentos como clarinete, violoncelo e o exótico flugelhorn auxiliam na criação de cenografias sonoras não somente experimentais, mas capazes de representar emoções que vão de amor à perda. Tais questões são evidenciadas de maneira mais escancarada nas três primeiras canções e, também, em By Your Eyes. Um disco simplesmente feito para sentir e se deixar levar pelas texturas propostas pelos instrumentais singelos a partir da produção comandada por Anna Laverty.
Mais informações:
Spotify: https://open.spotify.com/artist/2fms7MCVuPgjXVaKhiiJbs
Instagram: https://www.instagram.com/theladycatherine/
Bandcamp: https://catherinetraicos.bandcamp.com/music