Não é apenas tocante. É inebriante. A forma delicada e sutil com que os violinos vão preenchendo a camada melódico-harmônica da composição chama a atenção não apenas pelas suas ternas sensibilidades, mas por fazerem o ouvinte perceber, transpirando de seus suspiros tremulantes, uma paisagem litorânea em que o Sol se mostra no além-mar trazendo, consigo, ímpetos de esperança. Se complementando dramaticamente, os instrumentos fazem com que as lágrimas se tornem rosas no contato da brisa de uma segunda chance. De um recomeço. La Tomba De Gaudi é, definitivamente, uma obra transcendentalmente emocionante.
Nesse novo amanhecer, o violino vem com outra postura. Mais dramática no sentido mais léxico da palavra, ele vem embebido em certo grau de visceralidade. Esse fator, apesar de ser embebido em notas rascantes, tem, em suas esquinas sonoras, uma leveza floral que funciona como um oásis em meio ao caos. O interessante é perceber que, conforme a canção vai se desenvolvendo, toques de um sonar sinteticamente borbulhantes vão preenchendo os espaços restantes da composição, a tornando uma perfeita sinergia entre realidade e ficção. Não à toa que um quê de tensão é experienciado pelo espectador assim que Fictions atinge o ápice de sua narrativa melódica.
Blued Voices não pode ser entendido como um álbum comum. Isso porque ele, através majoritariamente apenas do violino, é capaz de fazer o ouvinte experienciar sensações que vão muito além da delicadeza, a qualidade preconceituosa acerca do instrumento. No álbum, ele também proporciona o drama, a tensão, mas, também, a sutileza e a aromatização floral que perfuma todos os seus cenários.
Tendo esses detalhes bem observados principalmente em suas primeiras duas composições, o álbum se configura como um instrumental de cunho experimental. Afinal, ele permite a fusão entre o erudito e uma camada digitalizada, sintética. Isso lhe confere modernidade em meio ao clássico, ampliando ainda mais o seu leque de sensações e texturas. Não à toa que a dramático-tensa-sensual Last Tango, a nostálgico-etérea Murky Edges Of A Distant Dawn, e a introspectivo-redentora Whitet valem também a audição atenta.
Mais informações:
Spotify: https://open.spotify.com/intl-fr/artist/16ODXMu7vBXrjy6z6zbAvK
Site Oficial: https://www.alejandromusic.com
Soundcloud: https://soundcloud.com/alejandrobonatto/sets/blued-voices
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=V7VoMyg_Mx0&list=OLAK5uy_lRods-CEy8-c00bI6xHDkWT4zht1YmCEg
Instagram: https://www.instagram.com/lejito/