Ao falarmos sobre o projeto Requiem & Simon McCorry, inevitável não discorrermos sobre a trajetória que os trouxe até aqui. Douglas Kallmeyer apesar de começar os “trabalhos” tocando baixo aos 11 anos, foi através do estudo aprofundado de sonorização (áudio), que sua carreira foi pautada. Apesar de ter caído na estrada como músico, a obsessão por sistemas de som, equipamentos de áudio, mixagem ao vivo e engenharia de produção, o levou a trabalhar com Blonde Redhead, Shellac, Rancid, Phantogram, entre outros.
A outra parte do duo é o artista inglês de herança indiana Simon McCorry. O violoncelista de formação erudita, trabalhou como compositor e designer de som no teatro, cinema e dança contemporânea. Simon recentemente entrou na seara de trabalho solo com o EP “Nature in Nature” e o álbum “And Where Are You Really From?”, até chegar a dupla Requiem & Simon McCorry, com uma parceria poderosa que rendeu um coletivo fantástico de música instrumental.
O primeiro single “Unknown; Pleasures” do Requiem e Simon McCorry, pertence ao álbum de estreia “Critical; Mass”, lançado agora em julho, através do selo DIY Hush Hush Records, do DJ Alex Ruder da KEXP. Apenas classificar a sonoridade como música instrumental, seria reducionista demais com a ousadia sensorial do duo. Realmente é incrível a concepção conceitual de impressionantes ares futuristas da faixa. A descrição do próprio Requiem & Simon McCorry para sua obra, é inigualável, e condiz perfeitamente com o resultado obtido:
“uma mistura sombria e arejada de música ambiente, drone, pós-rock e neo-clássica criada com baixo, guitarra e violoncelo. Escuro, mas nunca sem esperança. Esta música atinge uma mistura de emoção exibida através de proporções cinematográficas e épicas”, realmente não poderia ser mais próximo da realidade.
O mix de ambient, com todas essas referências sonoras citadas, exalando fotografias épicas através de suas camadas etéreas, também é decorrência do excelente time de músicos participantes da faixa. O impacto durante a audição é indescritível! A criatividade disponibilizada é “uma trilha sonora potente que serve como um reflexo do desejo do músico de conexão em meio a um pano de fundo apocalíptico, angustiante e dramaticamente promissor”, como descreveu o duo. Abaixo “Unknown; Pleasures”, do Requiem & Simon McCorry: