A experiência de sonoridades étnicas das mais díspares com música eletrônica, são colocadas a prova de forma subliminar pelo multi-instrumentista Kutiman, neste novo single “Guruji”. As conjunções de camadas envolventes provindas de sintetizadores em profusão, colidem com o som de tablas indianas, sensorialmente hipnóticas!
Aliás, o videoclipe que acompanha esse catalizador sonoro de altas proporções é simplesmente incrível em sua proposta visual. O combo de fotografia impactante e imprescindível aos movimentos corporais juntamente a música, proporcionam um espetáculo de rara grandeza, que só engrandece ainda mais o resultado final.
A cítara em looping proporciona uma “abrasão” maior ao ritmo intenso da tabla, habilidade no qual Kutiman precisou emergir incisivamente para conseguir tamanho resultado: “sonhava em aprender a tocar tabla desde a fonte desde que recebi, uma compilação de música tradicional indiana quando adolescente. Finalmente chegando a Calcutá em 2017, pratiquei doze horas por dia durante dois meses sob a tutela de Pandit (Mestre) Tanmoy Bose. Um dos maiores músicos de tabla da Índia, Tanmoy Bose viajou pelo mundo com Ravi e Anoushka Shankar!”. Essa probabilidade musical que oscila entre o clima lisérgico passando por uma inserção mais introspectiva, consegue uma conexão sensorial maravilhosa! Disponibilizado abaixo o single/vídeo de “Guruji”:
https://www.facebook.com/kutimanart
https://twitter.com/kutiman?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Eauthor
https://open.spotify.com/artist/0sDJfnuudhMaEmFPvALK2e
https://soundcloud.com/kutiman