É bastante apreciado na seara erudita e por qualquer um que aprecia música de caráter mais singelo, os ditos concertos para piano, onde apesar de toda a técnica desprendida ao viajar pelas teclas infinitas do instrumento, temos um caráter confessional e singelo dos mais acessíveis sensorialmente, deleitando a muita gente que se sente devidamente captada por esse combo tão precioso em termos sonoros. O compositor e pianista londrino Tamas Szigyarto lança seu álbum completo para piano “Fragments”, pelo selo Oclassica, sendo composto por treze vinhetas de piano escritas entre 2019 e 2021.
O trabalho em seu conjunto impacta pelo grande senso de beleza e lirismo desprendidos nesse encadeamento de faixas das mais inspiradas em sua prospecção. Inevitavelmente somos captados pelo sensível arquétipo que nos é apresentado subliminarmente, e o encantamento e também o caráter de introspecção que experiências como essa costumam nos proporcionar. As peças originais compostas diretamente para o piano, estão interligadas em uma narrativa contínua, onde percebemos homenagens furtivas a grandes gênios da composição mundial, como Ravel, Copland, Banevich e Debussy.
Além do primoroso trabalho musical, vale a pena destacar para aumentarmos nosso deleite, a arte da capa gentilmente cedida pela artista de São Petersburgo Evgenia Tarasova, da obra intitulada “The Day We First Met”, que é simplesmente MARAVILHOSA! O autor disserta mediante o conceito utilizado para o trabalho que abrangeu a parceria com essa arte como premissa absoluta no fazer artístico: “este trabalho para mim simboliza e reflete uma ideia de fluxo contínuo de eventos que atravessam e fragmentam nossas vidas de forma literal e metafísica. Acho o trabalho de Evgenia intimamente relacionado com a sensação e o conceito do álbum de piano apresentado aqui!” Fragments” é um trabalho MAGISTRAL, que merece ser deleitado dos primeiros segundos do piano da “Fragmento NO.1, Prelude” até a encore final “Fragmento NO.13, CODA”. SENSACIONAL! Disponibilizado abaixo o novo álbum do pianista Tamas Szigyarto: