Versões alternativas de composições sempre são um risco, mesmo que essa versão seja de uma música do próprio compositor e/ou lançada pelo mesmo. Porém, quando se acerta ao rearranjá-la e na execução, o resultado pode ser o esperado ou até superar as expectativas.
É o caso da ‘alternated version’, de “Firefly”, do músico britânico Alexander Joseph. Lançada anteriormente em parceria com o DJ/Produtor Rokuro, a nova versão ganhou um formato acústico e mais intimista, porém sem perder a sua essência. Essa essência consiste num ritmo dançante, mas desta vez de uma forma mais ‘comportada’, assim diríamos.
É claro que os elementos eletrônicos foram postos praticamente de lado, dando vez a um violão básico e essencial, além da levada percussiva improvisada do próprio instrumento, ganhando uma característica mais orgânica. Tudo com a voz doce de Joseph, que acaba sendo a cereja do bolo e subindo o nível da música.
Obviamente no bom sentido, “Firefly” é daquelas composições pegajosas e que você sairá cantando de imediato e sem perceber, o que será uma boa, afinal, ela tem uma mensagem positiva, que consiste basicamente em encontrar a nossa luz durante os momentos mais sombrios da vida.
Podemos situar a sonoridade de Alexander Joseph entra o pop e o eletrônico, mas que não se restringe a isso e sempre mantém um leque aberto, espirrando na house music e trazendo a tradicional aura do rock britânico (sim, nota-se isso em uma audição mais profunda). Tudo graças ao gosto e paixão do músico em compor, o que fica bem evidente só de ouvir sua interpretação aqui. Ouça a nova versão de “Firefly” em:
https://www.alexanderjosephmusic.com/
https://www.facebook.com/alexanderjosephmusic
https://twitter.com/ajosephmusic
https://open.spotify.com/artist/6mKG3qBCVYOgF6UcpWQnPw?si=_ICRe-3nSaG9jZe5WwYyiw
https://soundcloud.com/alexanderjosephmusic