Os mais leigos não imaginam, mas Israel tem revelado ótimos DJs, além de ser um forte cenário da música eletrônica. De lá vem o DJ Terra e a dupla Delirious, formada por Avi Harush e Arik Mimone, ambos consagrados internacionalmente.
É de lá que vem também Tal Yaniv, nome de batismo do artista Croptal, que também é tecladista da banda de rock Avipus. O cara é um mestre dos sintetizadores, programação, além de especialista em ritmos manipulados e tape loops, características fortes da música eletrônica.
“Works 2020 – 2022” já entrega no nome que as composições surgiram neste período de dois anos. São oito temas instrumentais que demonstram certa progressão, com o foco principal nas batidas intensas e a condução de piano. O resultado é um trabalho que contagia o ouvinte, e chega a hipnotizar, pois a música encontrada invade a alma.
As composições são intimistas, mostrando uma atmosfera bem particular. Croptal gravou um vídeo para uma das faixas e mostra como as conduz, ela está disponível no Youtube:
E ainda, dentre as oito composições, há uma versão ousada para “Xtasea”, uma faixa de jazz / rock progressivo, originalmente lançada em 1979 por Pierre Morelen’s Gong. Na música há a participação do guitarrista Manu Harrera.
O soco final de “Works 2020 – 2022”, novo trabalho do Croptal, é a abrangência que atinge a maioria das facetas dentro da música eletrônica. Desde o fã do synth pop, passando pelo trance, dance e eltero-pop, até os que prefiram a técnica de mixes, irão se deleitar com o disco, que pode ser ouvido em:
https://www.facebooke.com/croptal
https://open.spotify.com/artist/4FkeSceFCfweuqaHNisVwe
https://soundcloud.com/croptal