É praxe, porém é uma realidade. Logo que ficamos sabendo que uma banda vem de Liverpool já aumenta nossa expectativa, pois trata-se da terra dos Beatles. Quando a banda é de Liverpool e ainda faz rock, a expectativa vira uma exigência de que a banda seja boa.
O The Heavy North chega ao seu primeiro disco cheio, “Electric Soul Machine”, e não só supera essas expectativas, como atende as nossas exigências, mas não é totalmente influenciado pelos seus conterrâneos mais conhecidos. Bom, quem não é influenciado pelo ‘fab four’ no rock, não é? No entanto, a banda só carrega o legado comum no estilo que eles deixaram para todos, quiçá na música em geral.
A verdade é que o The Heavy North é uma banda que mergulha sua música no Blues, Garage e Classic Rock. A levada ‘blueseira’ dita o ritmo das composições, enquanto os timbres sujos e agressivos dos instrumentos trazem a veia ‘rocker’, com uma sonoridade mais orgânica e nada plastificada.
Mas o melhor fica por conta de a banda não fechar seu leque, pelo contrário, e ainda incorporar elementos de mais estilos. Vide a vibe funk e soul de “No Good”, cheia de ‘groove’ e vocal magistralmente inspirado na Motown, a hard ‘n’ heavy “Satisfy You” e sua levada agressiva e riffs de guitarras cativantes, além de “Better Change”, essa sim bebendo na fonte do rock sessentista tão disseminado pelos Beatles, mas aqui com mais cara de Cream.
Adicione a toda essa receita incursões de harmônicas pontuais nos arranjos, enriquecimento ainda mais “Electric Soul Machine”, que entrou em campo com o jogo ganho. O conjunto da obra, aliás, é muito acima da média e fãs de nomes como ZZ Top, Living Colour, Lynyrd Skynyrd e afins irão se deleitar com o The Heavy North, que veio pra ficar! Ouça em:
https://www.facebook.com/theheavynorth
https://www.twitter.com/theheavynorth
https://open.spotify.com/artist/7lZCECgAdlWqoDKH8aEN6x?si=Hm3YrMbbT9KfdPyBEjLZEw
https://www.soundcloud.com/theheavynorth
https://theheavynorth.bandcamp.com/