Temos aqui um trabalho conceitual que aflora nosso estigma sensorial seja pela própria questão musical em si, ou bastante pela temática teórica promulgada no conceito estabelecido. O o multi-instrumentista e vocalista Steven Ramirez, radicado em Los Angeles, é a mente pensante por trás do projeto Unfortunately Steven, que acaba de lançar seu novo álbum “Groovy Avocado Disco”, um acrônimo para o termo Generalized Anxiety Disorder. Sim, é uma obra que tem em seu intuito questões bastante profundas: a motivação através do disco para que as pessoas se motivem a procurar terapia!
“O conceito do álbum é uma sessão de terapia completa do início ao fim. Desde entrar na sessão um balão humano cheio de ansiedade e depressão incapacitantes, até sair vazio e pronto para enfrentar a semana. O terapeuta guia o ouvinte através desses pensamentos e os fundamenta através da atenção plena. O álbum aborda a condição humana, através de depressão, drogas, vício, capitalismo e questões pessoais relacionadas ao meu pai”, aborda o autor referente a magnitude e complexidade do projeto.
Referente a parte musical, temos uma simbiose de gêneros díspares das mais furtivas, como já nos deparamos com a veia black-disco irresistível da abertura “Entrance”, onde logo depois a sessão de terapia se inicia. “Me in My Mind” acena com aquele rock pomposo de ares broadway, com pitadas deliciosas de psicodelia sessentista e referências blues ao piano altamente sedutoras. Grande canção! “Life’s Too Expansive for Me” nos rememora grandes momentos de Supertramp e Billy Joel, o que definitivamente não é pouca coisa. O clima vaudeville, de basicamente soar como uma peça musical de instâncias alternativas, é uma das músicas mais inspiradoras lançadas nos últimos tempos! “Strawberryes and Rain” carrega um clima de experimentalismo em forma de “montanha-russa desgovernada”, trazendo projeções na linha de Fiona Apple que dialogam com lisergia roqueira das mais poderosas! Chega de destacar faixas, “Groovy Avocado Disco” é para ter a experiência assimilada em contexto único, dos primeiros segundos até a incrível encore de “Exit”! Simplesmente SENSACIONAL em seu prisma, conseguindo transmitir uma mensagem importantíssima em tempos pós-pandemicos, onde sabemos que a humanidade teve um dano enorme em termos de saúde mental, quanto ao seu repertório, que transmite vibrações sonoras de excelência, com um GRANDE conjunto de canções irrepreensíveis! Disco para chegar aos recantos mais inóspitos do planeta, sem dúvida! Disponibilizado abaixo:
https://unfortunatelysteven.bandcamp.com/releases