A ousadia em se lançar uma faixa perante vários prismas que vão denotando outras músicas apesar da mesma estrutura, é levada as últimas consequências por este grupo da Bielorrússia, o que podemos decodificar como maxi-single/EP. O conceito além de ousado artisticamente, carrega uma estrutura poética carregada de probabilidades políticas bastante profundas, que iremos nos ater mais a frente. O que nos suscita aqui são aquelas suítes do rock progressivo, onde as passagens se conectavam exatamente pelo conceito abordado. É o que avaliamos em “Lucky”, o mais recente trabalho do WORLD GOVERNMENT!
“Lucky” traz uma atmosfera indie-rock carregada de camadas atmosféricas, sintetizadores soturnos e vocais angustiados, em uma melancolia das mais furtivas em seu estigma de conduzir a narrativa. Vale frisar o refrão de alta resplandecência pop, carregado de uma estrutura monumental, soando grudento e perfeito para estabilizar meteoricamente em nossa corrente sensorial. Temos uma passagem climática em forma de viagem no espaço com ares singelos de art-rock, que acaba funcionando magistralmente nas outras seis possibilidades da faixa no EP. Vale frisar que as sete faixas tem um registro visual de grande magnitude, deixando bem especificado o porque de cada versão proposta! Nessa experiência INCRÍVEL, passeamos por várias possibilidade de eletrônica, estruturas ambient, passagens cinematográficas que remetem a trilha-sonora, experimentalismo, psicodelia, anseios futuristas, robótica, alternative music, progressivo, UFA! É realmente uma aula de como se contar uma mesma história através de possibilidades das mais díspares e TODAS altamente atrativas para o ouvinte. SENSACIONAL!
Referente a verve poética que motivou a concretização do projeto, é importante que todos saibam a real motivação para o propósito que percebemos tão subliminarmente consolidado em “Lucky”: “a demo da música foi brevemente lançada após trágicas ‘eleições’ manipuladas na Bielorrússia (de onde a banda teve que se mudar). O vídeo perturbador da brutalidade policial não pôde ser divulgado normalmente e foi contraditório ao humor otimista do povo, mas provou ser profético: o protesto foi esmagado, centenas de milhares de pessoas tiveram que fugir do país e a Bielorrússia deixou de ser vítima ao vilão da luz da guerra que acontece na vizinha Ucrânia agora”, relatam os integrantes do WORLD GOVERNMENT, agora radicados em Nicósia, capital do Chipre. São tempos onde um cenário tenso e repleto de tragédias traz inspiração para criatividade artística (a pandemia que o diga!), e este pode-se dizer ser o prisma positivo mediante tudo isso. Compartilhado abaixo, WORLD GOVERNMENT com o maxi-single/EP, “Lucky”:
https://www.worldgovernment.com
https://www.facebook.com/worldgovernmentmusic
https://twitter.com/worldgovband
https://open.spotify.com/artist/2iVYVePixw8X0MMrGBPuH4?si=37qywTEQROuCrxilIOUdoA
https://worldgovernment.bandcamp.com
https://www.youtube.com/channel/UCPJSYXXjtYnU-jFK5XNb_3g
https://www.instagram.com/worldgovernmentmusic/