Você lembra como era a vida sem redes sociais? Como o tempo parecia passar mais devagar e as coisas não tinham tanta urgência? Essa é a reflexão que Makram faz em seu single “Young again”.
Ele é um cantor/compositor libanês-americano e seu trabalho foca nas suas experiências ao mesmo tempo que destaca temas de inocência juvenil e escapismo.
Assim, em “Young again”, ele reflete sobre o quanto está se sentindo velho, fala sobre arrependimentos e erros do passado e sobre a vida sem redes sociais. Mas tudo isso é comentado de maneira bastante sutil.
A música baseia-se em voz e piano e é extremamente melancólica em seu andamento. Já a voz de Makram é marcante e grave. Ele mantém sempre a mesma tonalidade sóbria, num tom quase nostálgico.
Só ao final, Makram sobe um pouco mais o tom deixando a música ainda mais emocionante. O piano, por sua vez, permanece igualmente sóbrio, apenas acompanhando a história que Makram quer nos contar.
Além da voz, Makram demonstra todo o seu talento como compositor em “Young again”, deixando isso aparente em uma letra super poética e sincera que se encaixa perfeitamente com o som do piano.
Ele olha para seu passado com certa melancolia, mas não com extrema tristeza. Ele constrói belas metáforas sobre o tempo e a juventude. Como, por exemplo, em um verso no qual ele comenta que o tempo parecia longe e inalcançável como uma prateleira alta: “Eu gostaria que voltássemos no tempo, quando todos os anos estavam longe de nossa prateleira superior”.
Há muitas outras metáforas belíssimas em “Young again” como “os dias parecem desaparecer”, que representa o apagar de momentos indesejados. Além de muitas referências à natureza com céus estrelados, luar etc., que nos fazem refletir sobre quando o mundo era mais real e menos digital.
https://www.facebook.com/soyoufoundmakram/
https://open.spotify.com/artist/0oCU6SfgpI3oABCBxFSXtm?si=TEEZa7WsT9qYVmOHyJsW0A
https://soundcloud.com/soyoufoundmakram
https://www.youtube.com/channel/UCAL_lSSXk9e3vrn7qYMrGTA
https://www.instagram.com/soyoufoundmakram/