O americano Stephen Foster mediante um prisma de música alternativa tem uma habilidade imprescindível na coesão entre referências das mais díspares possíveis em prol de uma coesão carregada de identidade artística que exaure personalidade pelos poros. Seu mais novo álbum, “Sharing Perils”, é um verdadeiro bálsamo dentro dessa perspectiva sonora, impressiona como consegue transitar por tantos caminhos carregado de uma verdade absoluta em sua condução. A introdução “Chimes” carrega um breve instrumental que trafega por uma instância mística, quando nos deparamos com o grande petardo “Después de la Inundación!
Uma que remete a trilha-sonora dos maiores clássicos do western, repleta de uma melancolia que soa vibrante simultaneamente em seu arquétipo sensorial. O folk rock destila pitadas poderosas de flamenco e navega por uma comovente narrativa que nos abduz em uma viagem sem precedentes, realmente é uma canção memorável! Achou que ficaria apenas na instância instrumental? O vocal incisivo e carregado de intentos hipnóticos dá as caras pela primeira vez em “George Bailey’s Honeymoon”, um daqueles registros incríveis que nasce com o status indubitável de hino, tamanho o poderio melódico desprendido. A narrativa que discorre sobre “George agindo como benfeitor da cidade, pegando o dinheiro que havia reservado para sua lua de mel e distribuindo para os habitantes da cidade, permitindo que cada um salvasse casas”, é revigorante em seu processo!
“The Passing Shadow” é uma balada folk acústica que desprende emotividade pelos borbotões, promovendo um duelo preciso do belo arranjo de violão com a voz carregada de sofreguidão de Stephen, resultando em belo resultado! “We Finally Rest” caminha em direções similares, valendo destacar o senso de psicodelia sessentista carregado em seu canto, um grande trunfo em mais uma pérola repleta de organicidade. “Sadie’s Gifit” acentua o talento do artista para preceitos instrumentais, que são “atacados” por um fantástico vocal de proporções épicas, soando como um poderoso elemento surpresa para o ouvinte. Sensacional! Mais um GRANDE momento no álbum!
“In The Sea” reforça as influências primais de Bob Dylan e Neil Young em um folk exalando sensibilidade, despejando toda a força introspectiva de dentro das entranhas em mais um registro carregado de lirismo. “Desolate Cities” parte para o indie-rock carregado de propensões alternativas, em uma canção que caberia facilmente no repertório dos grandes escoceses do Belle & Sebastian por exemplo. Ao mesmo tempo que descamba intensidade, acaricia com precisão nosso campo sinergético, proporcionando quebradas de cadência sutis e incríveis! Mais um torpedo com ares precisos de HIT instantâneo instaurado em “Sharing Perils”.
“Olam” volta ao cruzamento fascinante de “Sérgio Leone e suas trilhas de faroeste encontrando um caminho místico e de ares progressivos”, e o resultado é MAGISTRAL! Impressionante como Stephen Foster consegue acondicionar todas essas prerrogativas em uma experiência sedutora e que faz todo o sentido, tamanha a coesão desprendida. “The Light” retorna ao folk em seu estado mais primal e próximo as raízes, apesar da vocalização sempre nos incorrer a uma doce lisergia, remetendo a Syd Barret em seus melhores dias frente ao início do Pink Floyd. O instrumental que assola o violão de rara beleza, parte muito dessa jornada sessentista, em mais um momento sublime dentro do disco! “Anyone, Anymore” traz mais um comovente brado acústico, que juntamente a “Slumbertime Waltz” trazem o encerramento da trajetória do protagonista em faixas que poderiam muito bem estar no repertório dos Beatles, tamanha excelência melódica e criatividade instaurada nessas duas maravilhas de canção! O encerramento com a continuação da abertura “Chimes”, nos atesta que estamos frente a um dos grandes lançamentos do ano, feito para ser degustado em sua plenitude, e pular ou destacar faixas se torna tarefa IMPOSSÍVEL! Disponibilizado abaixo, Stephen Foster e o incrível álbum “Sharing Perils”:
https://stephenfoster1.bandcamp.com/album/sharing-perils
https://www.ragtalent.com/stephenfosterepk
https://soundcloud.com/user-749547730/08-desolate-cities?utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing
https://stephenfoster1.bandcamp.com/track/desolate-cities
https://youtu.be/JuCKDjly9_I