O maestro e pianista Raynald Grenier primou sua carreira com um talento inacreditável no terreno das composições. Sua área de atuação transitou por terrenos mais díspares possíveis, como trilhas para balés, óperas e sinfonias, sempre apresentando uma riqueza harmônica e melódica inacreditável em seu processo criativo. As influências provindas de grandes lendas como Mozart, Beethoven e Mahler, não impediram o artista de exaurir personalidade pelos poros em suas criações artísticas, sempre denotando uma identidade das mais provindas nos conceitos estabelecidos.
“Symphony No. 1 in D Minor”, seu mais novo lançamento e sexto álbum da discografia, consegue chegar a um patamar ainda mais elevado, apresentando um conjunto irreparável de três peças simplesmente deslumbrantes no prognóstico apresentado. “1st Movement: In Nomine Patris” tem na sua introdução uma grande força épica, o que já deixa claro em nossa memória afetiva o tarimbo para trilha-sonora também de proporção cinematográfica do compositor. Este movimento inicial dá espaço para uma cadência mais contemplativa em seguida, com o violino tomando o protagonismo das ações de um cenário de sonhos, carregado de delicadeza amplificada nesta passagem singela e comovente.
O crescente em prognóstico gradativo e que carrega intentos ambient, contemplam uma experiência completamente transcendental com todo o resplendor do ataque furtivo de metais e cordas, contribuindo para um parâmetro completamente edificante em se tratando de experiência sensorial. Sabemos o quanto a música erudita traz esse dom comovente de entrega abrupta frente a viagem promovida por uma suíte, peça, sinfonia ou meramente execução. E o OPUS de Raynald Grenier carrega essa intensidade fantástica em seus movimentos. O diálogo poderoso entre essas claras intenções, de passagens intimistas com arroubos grandiosos, é um grande fator para o sucesso do seu trabalho e desta grandiosíssima obra divida nessas três partes.
“2nd Movement: et Filii” continua a saga de surpreender com as possibilidades intrincadas que corroboram para que este embate harmônico, permeie por um mundo de sonhos, onde as fotografias são formatadas em nossa percepção provinda de sensações inabaláveis em seu preceito. Mais uma vez temos um destaque frente ao solo do violino, carregado de uma consciência melódica altamente austera em seu intento, trazendo uma dimensão plena de probabilidades inesgotáveis na condução primorosa! Temos realmente um trabalho de excelência nos mais altos degraus que a música clássica/instrumental pode promover. Inclusive não tememos nos atrever a destacar que trará fatalmente um novo suspiro ao estilo. Aliás, vale destacar a frequência mais “doce” e etérea deste movimento, que aquece nossos corações em raro exercício de candura.
O arroubo épico retorna em “Movement: et Spiritus Sancti”, denotando como o título nos condena, uma vibração carregada de espiritualidade na transição melódica cadencial. O progresso aqui se dá em proporções mais incisivas, com os instrumentos exercendo um papel coletivo de coesão mais conectados. Alguns preceitos melancólicos são carregados de uma beleza subliminar nesta encore fantástica. O fechamento da obra em explosões épicas foge totalmente da obviedade que presenciamos em maneirismos do gênero observados em produções eruditas, e proporciona lágrimas ao mais incauto do ouvinte. Independente do apreço e sinergia que esse indivíduo tenha com o estilo ou não. MAGNÍFICA OBRA-PRIMA! Vale ressaltar as incríveis parcerias no projeto, como o maestro Gilles Léveillé, que fez um ótimo trabalho junto a Orquestra Filarmônica Global Studio. Como o próprio autor discorre, “música é a tábua de salvação da nossa humanidade… é nisso que acredito e com o que quero contribuir através da minha música”. Conseguiu com louvor Raynald Grenier, “Symphony No. 1 in D minor” é primoroso! Disponibilizado abaixo:
https://raynaldgrenier.hearnow.com/
https://fr-ca.facebook.com/raynald.grenier.3
https://twitter.com/grenierraynald1
https://open.spotify.com/artist/0sSZQ35RTYw3teJQV2CdcU?autoplay=true
https://music.youtube.com/channel/UCSm62B4WnWoF7T8p-Wxk73w
https://www.instagram.com/raynald_grenier/
https://www.tiktok.com/@raynaldgrenier