É muito bacana quando uma música surge de uma ideia original. Tal como homenagear algo, através de origens e sem precisar de uma letra para representar. Só esse contexto em si já define bem a originalidade, ainda mais em se tratando de uma música instrumental.
“AFUA”, novo single do tdotostudios, projeto de um médico e produtor musical britânico, surge dessa forma. O conceito vem através do nome da canção, que é um nome feminino em ganês (descendência do artista), que significa “nascida na sexta-feira”. Com a intenção de homenagear as mulheres ganesas, o doutor Theo Davis trabalhou essa ideia e optou por lançar uma canção sem letras para tal.
E é incrível como o single consegue atingir seus objetivos. Com uma veia étnica baseada na música eletrônica, a canção consegue se expandir diante de diversas sonoridades e soar exatamente como deseja se apresentar. É o afrobeat saindo da mesmice, ganhando contornos de reggae (bem de leve) e até da mistura entre lounge e house, mas tudo guardadas as devidas proporções.
Com uma batida suave e intimista, “AFUA” vai ganhando espaço conforme seu ritmo cresce. Traz uma guitarra (ou a simulação dela) como base, que nos remete aos ritmos latinos, limpa e cheia de gingado, sendo auxiliada por mixes de sintetizadores que nos passam uma impressão colorida e viva.
Falando nisso, é interessante a conexão que a canção tem com a capa do single. Trazendo as cores da bandeira de gana (vermelho, amarelo e verde) com uma mulher ao centro, ela casa perfeitamente com a proposta da canção. Isso porque quando ouvimos “AFUA”, as cores que nos vêm à mente são exatamente essas.
Obviamente dançante e com um ‘groove’ na medida certa, “AFUA” se torna cada vez mais interessante a cada audição, onde nos revela detalhes em cada uma delas. Uma bela pedida e ainda nos traz conhecimento.
https://soundcloud.com/theodavis
https://www.youtube.com/channel/UCZgsM7BFBI-c8lwJIX4exXg