“Por mais de vinte anos, Eugene e o resto de Gogol Bordello têm seguido seu homônimo, Nikolai Gogol, e “contrabandearam” a cultura ucraniana para a cultura mainstream da maneira como Nikolai “contrabandeou” a cultura ucraniana para a sociedade russa” – Hollywood Life
“Há a excitação de tantos jogadores únicos que entram e saem da vista musical como piratas chicoteando o navio a poucos centímetros de sua virada, mas só pela força das canções é que ele evita que tombe” – o produtor Walter Schreifels (Biscoitos Gorilla, Areias movediças, Escolas Rivais)
Preparando-se para o lançamento de seu oitavo álbum de estúdio, SOLIDARITINE, em 16 de setembro de 2022 via Casa Gogol/Cooking Vinyl, GOGOL BORDELLO lançou o segundo single “TAKE ONLY WHAT YOU CAN CARRY (apresentando KAZKA)”.
Combinando sua marca registrada Gypsy-swing da Europa Oriental com uma paixão punk implacável e furiosa, a faixa recebe os ouvintes mais profundamente no álbum hardcore-driven da banda que RELIX chama de “13 faixas de energia desenfreada, cada uma das canções mergulhadas em sua marca registrada Eastern European stomp e mantém um forte foco e intenção”.
Apresentando a popular banda pop ucraniana KAZKA, “Take Only What You Can Carry” é uma chamada que destaca as contribuições excepcionais de cada um dos membros da banda com a guitarra de Boris Pelekh e o violino de Sergey Ryabtsev que dá início à canção a um nível frenético.
A interação vocal entre Eugene Hutz, vocalista ardente do Gogol, e Oleksandra Zaritska, vocalista da KAZKA, é a urgência e a impulsividade da situação dos cidadãos de sua pátria ucraniana. A adrenalina da canção é uma prova do poder de Gogol, tanto em estúdio quanto ao vivo, onde a banda é aclamada igualmente em adjetivos inspiradores.
“Ela é uma cantora de rock energica, trazendo uma mensagem emocional do povo desenraizado cujas vidas foram destruídas por esta guerra fodida na Ucrânia”, diz Eugene sobre seu parceiro cantor Oleksandra na pista. Além disso, a faixa é exclusiva da obra de Gogol, pois a letra foi escrita pelo poeta, romancista, ensaísta e amigo ucraniano Serhiy Zhadan (que também aparece na faixa “Forces of Victory”).
Oleksandra faz grande justiça à letra da canção. É algo que eu nunca fiz antes; usar a poesia de outra pessoa para a letra da música. Mas aqui, a idéia era reunir três diversos artistas ucranianos em um nó para um contínuo estímulo moral aos combatentes e refugiados. Além disso, eu realmente amo a poesia de Zhadan, ele é um orador de Deus. Não é de se admirar que ele tenha sido indicado para o Prêmio Nobel”.
Produzido pelo ícone punk underground de Nova York Walter Schreifels (Gorilla Biscuits, Quicksand, Rival Schools), o novo álbum SOLIDARITINE é uma colcha de retalhos inimitável de punk, gypsy, dub, folk, swing latino e magia da Europa Oriental.
Há a excitação de tantos músicos únicos que entram e saem da vista musical como piratas chicoteando o navio a poucos centímetros de sua virada, mas somente pela força das canções é que ele impede que o disco caia”, diz Schreifels sobre a produção do disco. “Cada canção deste disco tem seu ponto central lírico a fazer, apoiado por paixão, inteligência e um senso de diversão inabalável que se conjuga sem esforço com a música. Apesar da quantidade de cuidado e atenção aos detalhes, a chave para uma grande canção do Gogol Bordello é sua sensação de alegria e ocorrência natural, como se ela tivesse acabado de aparecer do éter. “
SOLIDARITINE foi produzido por Walter Schreifels e será lançado em 16 de setembro de 2022 em CD/Digital (com vinil no início de 2023) via Casa Gogol/Cooking Vinyl.
Gogol Bordello é:
Eugene Hutz (vocals, guitar, percussion), Sergey Ryabtsev (violin), Pedro Erazo (percussion, MC), Boris Pelekh (guitar), Ashley Tobias (dance, percussion), Korey Kingston (drums), and Gil Alexandre (bass).
Gogol Bordello online:
https://www.facebook.com/gogolbordello/
https://twitter.com/GogolBordello
https://www.instagram.com/hutz_eugene/
Mais info sobre SOLIDARITINE:
Com as inclinações mais duras de SOLIDARITINE, a sensação de urgência e um novo raio de energia retorna a banda a seu início incendiário, mantendo suas inclinações agitadoras na frente e no centro. A faixa de abertura “Shot of Solidaritine” começa acusticamente antes de se lançar em um raucoso sprint a um ritmo acelerado.
Gogol pega o clássico pós-hardcore “Blueprint” de Fugazi e injeta sua marca registrada na Europa Oriental. H.R. de Bad Brains adivinhado em “The Era of the End of Eras”, abençoando a pista com um camafeu pontuado por um momento chave do hino Bad Brains “Sailin’ On”. Ele sorri, “Walter e eu estávamos em lágrimas quando H.R. o enviou”.
Formado em 1999, Gogol Bordello pegou seu estilo de punk cigano influenciado pela Europa Oriental e o mergulhou profundamente na cidade de Nova York. Imediatamente começando uma turnê nos EUA, Gogol Bordello foi elogiado por seu material gravado, mas especialmente com elogios sobre seus shows ao vivo.
O Wall Street Journal se delirava com a apresentação ao vivo da banda dizendo: “Gogol Bordello mastigou a energia punk com modos da Europa Oriental para um conjunto que recebeu a recepção mais selvagem de qualquer show que vi”, enquanto o Los Angeles Times disse: “Gogol Bordello celebra a sensualidade em ambas as palavras e o rock internacionalista de dança raivoso e alegre”.
Pitchfork proclamou, “Eugene Hutz e seu violão acústico batendo (pense nas mãos de Les Claypool, mas em um seis cordas) e balançando os braços convocou a multidão que quadruplicou em tamanho pela quarta canção do conjunto. Os frequentadores do festival corriam literalmente para o palco” enquanto Consequence saudava “o coletivo em constante evolução desafiou as fronteiras dos continentes e gêneros em sua busca de iluminação espiritual através do punk cigano”.
|