Radicada nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Iorque, a cantora e guitarrista equatoriana Eljuri é um dos grandes nomes que erguem a bandeira da música latina. E como essa música se dilui fácil com outros estilos, ela consegue aliar suas composições ao rock, funk, soul, blues, fusion e pop sem forçar a barra.
“Reflexion”, seu novo trabalho, é mais uma comprovação disso, e chega exatamente para ser mais um passo à frente na carreira da artista, que tem foco na guitarra. Porém, Eljuri raramente coloca o instrumento de seis cordas à frente das composições, deixando que as bases e solos surjam em momentos necessários, o que torna o álbum extremamente musical.
Falando em musical, não tem um momento sequer que o disco não soe riquíssimo nesse quesito, com arranjos muito bem desenvolvidos e com praticamente todos os instrumentos ocupando espaço. Outro fator importante é a energia em alta das composições, que não caem em momento algum do trabalho, nem soam piegas.
Ao dar play em “Reflexion”, o ouvinte irá se deparar com um repertório que não abandona a música latina em momento algum. Em todas as faixas o gingado e ‘groove’ típicos estão lá, sem deixar a peteca cair, e se fundido com diversos outros estilos, mostrando variação.
O rock com guitarras bem incorporadas aparece já na faixa de abertura “Espejo”, sendo que em “La Voz” a voz (desculpe o trocadilho) da salsa fala mais alto. Em “Home”, onde ela aposta no inglês, o hard rock/aor pede passagem, com um ótimo refrão e guitarras bem encaixadas. “Por Ti”, o reggae “No Puedo Cruzar” e “El Camino” são os outros destaques.
Eljuri mescla também sua língua pátria com o inglês, destilando temas como imigração, exaltando a cultura latina, rotinas, resiliência e alertas contra a destruição do planeta. E mesmo com temas sérios e até sisudos, consegue manter uma aura alegre! No alvo.
http://www.facebook.com/eljurimusic
https://open.spotify.com/artist/6iI8lCxLnRuyGsJamxFGD8
https://soundcloud.com/cecilia-villar-eljuri