Quando se tem influências tão icônicas sonoramente, sempre acaba sendo um terreno perigoso bandas novas investirem em um determinado som. Especialmente em um gênero tão plural como o rock, esse terreno se torna tão íngreme que chega ser quase impossível de ser percorrido. Entretanto, às vezes o mesmo grau da aposta é o mesmo grau do sucesso criativo. E é isso que encontramos no marcante disco de estreia da banda de rock alternativo Outsound, “Megatherium”.
O disco, lançado no fim de junho, une sem qualquer sombra dúvida uma grande gama sonora de reverência e homenagem aos anos 90, mesclando elementos do grunge e do hard rock, o trabalho do grupo irlandês se não é puramente original, é no mínimo interessante. Dentro das dez faixas de “Megatherium” podemos perceber bem isso.
Desde a abertura groove metal de “Murder/Dream”, passando pelo tom raivoso e épico de “More”, com a distorção melódica de “Crème Brulée” e culminando com o excepcional triumvirato de encerramento “Rain Dog”, “Freakshow” e “Megatherium”, há um álbum não só focado em uma ode noventista em seu som, mas principalmente variado e permeado não só por uma excelente mixagem, mas por composições de peso, imposição e claro, originalidade.
Em release oficial de suporte ao trabalho, o grupo assumiu tais influências:
“Outsound lançou o tão esperado álbum de estreia, ‘Megatherium’. O amor pelo velho estilo Grunge e sons de Seattle ecoam neste álbum do começo ao fim. Proporcionando uma sensação nostálgica dos anos 90 combinada com um som único dos dias modernos, este é um álbum que merece ser ouvido.”
E de fato possui sua cota de merecimento. Permeado por linhas melódicas, outrora distorcidas e por vezes harmoniosas vocalmente, podemos perceber o som do Outsound como uma linha fina entre as principais bandas do gênero. Isso só mostra o quanto o trabalho evidencia ainda mais um teor musical de extrema importância e interessante.
Por fim, “Megatherium”, não só é uma excelente pedida para fãs de um bom rock bem feito executado como uma imperdível oportunidade de conhecer o trabalho do Outsound. O quarteto irlandês neste momento está promovendo uma turnê em suporte ao disco, que inclui apresentações em diversas casas de shows. Se você vive no exterior, já pode vê-los ao vivo, experiência que a própria banda disse ser crucial para entender seu som. Se não, continue a audição de “Megatherium” em suas plataformas de estúdio, já é uma excepcional pedida. Bota excepcional nisso!