ARCHIATOR é o projeto solitário obsessivo de Ian Duvall, uma exploração de todas as suas possibilidades musicais. Ian toca baixo, guitarra, cavaquinho, programações, além de todos os outros instrumentos. Depois de muitos anos de experiência em música ao vivo, decidiu se concentrar mais em gravações, em uma possibilidade bastante minimalista.
Sem nenhum tipo de parceria ou coordenação de outras pessoas. Uma experiência que se mostrou extremamente satisfatória, foi o hábito de viajar para fazer música, esse espírito nômade para composição, se tornou bastante eficaz no seu processo criativo. As influências são extremamente díspares: Cloudkicker, Max Richter, Hans Zimmer, Stars Of The Lid, Shipwreck Karpathos, Sigur Rós, punk-rock e música soul clássica. É por isso que percebemos tanta apuração musical no álbum instrumental “Tablou”, lançado recentemente.
A sonoridade de ARCHIATOR se faz presente de forma exploratória nessa obra, as possibilidades são infinitas. Aquele disco que cada vez que recorrermos a audição novamente, perceberemos nuances inéditas as nossos ouvidos. Foi concebido no auge do bloqueio da pandemia do COVID 19, em abril de 2020, na sua casa em Indianápolis, quando decidiu fazer música como um trabalho, dedicando 8 horas por dia à tarefa.
Concluindo ideias antigas e escrevendo várias novas inspiradas na música para a televisão e o cinema, brincou com a ideia de comercializar essas peças para diretores musicais. Só que preferindo muito mais construir música a vende-la, seu interesse passou a ser meramente conceitual. E assim descambamos no incrível “Tablou”. Uma válvula de escape para um obcecado por música, que com seus trinta e poucos anos desejava deixar algo significativo para a humanidade nesse âmbito. E conseguiu! Confiram o incrível trabalho do ARCHIATOR abaixo:
https://www.facebook.com/archiatormusic