Em 2023, o single “Little Man” anunciava o surgimento de mais uma banda pesada no lado europeu. Com estilo moderno e boa timbragem nos instrumentos, a canção que possui um clima denso conseguiu agradar a fãs da cena grunge, ao mesmo tempo que tocava o público mais jovem. Asomata, como ficou conhecido o quarteto formado por Jaan Paern (guitarra e vocal), Theodore Papachristos (guitarra), Mike Papamichelakis (baixo) e Laszlo Olaszki (bateria) se formou a partir de um anúncio em rede social. Tão logo o primeiro single se consolidou pelas plataformas digitais, a banda de Antenas/GRE, tratou de lançar o seu primeiro EP autointitulado.
Com cinco faixas em seu repertório, “Asomata”, o EP, poderá agradar a fãs de bandas como Pearl Jam, Alice in Chains, Creed e outros. Porém, as influências para este disco podem ter ido mais além, pois o fato de possuir músicas bem tocadas não ofusca a crueza de sua essência. Aqui podemos encontrar riffs rápidos, como em “Torn Apart”, onde a pegada gera uma descarga de adrenalina em seu corpo, mas também existem execuções mais cheias de virtuose, como no solo de “Rotten Fish”. Neste setor, Papachristos sabe se posicionar muito bem.
A audição de “Asomata”, nos permite perceber que o álbum foi gravado com o mais fino cuidado para as músicas não parecerem maquiadas. Para isso, a banda contou com engenheiro de som francês, David Prudent, que trabalhou no Made in Hell studio, em Antenas. Sem muitos arranjos e apresentando a forma mais honesta de suas canções, o resultado foi surpreendente. Texturas sonoras envolvendo combinações suaves e pegadas mais pesadas, despertam interesse em “Conundrum”, que possui riffs mais sujos, porém regular na melodia. O mais interessante é que, embora este trabalho faça parte de uma estreia – pois o grupo ainda não lançou um full-length –, a banda exala muita maturidade.
Para definir o trabalho dessa galera grega, há muitos adjetivos, mas esperamos que a banda consiga sempre inovar em seu estilo. Ao nível que está, mesmo a radiofônica “My Reencarnation” segue como boa opção para representa-los. Para quem gosta do bom e velho rock and roll, com pitadas de som mais agressivo, deve se sentir cativado ao ouvir este disco. Tudo aqui se respira rock e, se, as guitarras desempenham um bom papel, por outro lado, a cozinha entra com a força motriz. Se você receber o privilégio de ouvir a música do Asomata em algum lugar, se sinta feliz por isto.
Ouça “Asomata” pelo Spotify:
Siga a banda em seus canais oficiais:
https://www.instagram.com/asomata.official
https://www.facebook.com/asomata.band
https://youtube.com/@asomata.official
Discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator