Bruno Rogevin-Baville (piano), Anaël Noury (bateria), Victor Gonon (guitarra) e Maxime Isoard (baixo) formam o Atacama, um quarteto de jazz instrumental, que lançou seu mais recente trabalho, o EP “Eos”, no final de 2022, mais precisamente em dezembro. Os parisienses continuam divulgando o trabalho e apresentam este single, intitulado “La Dame de Trèfle”.
Estamos diante de um trabalho moderno, no mínimo atemporal, onde o quarteto mostra que consegue ser virtuoso, mas gerar um contexto musical atraente até mesmo a quem não está acostumado com este tipo de música. Primeiro porque não exageram na técnica, apesar de ela ser intrincada, segundo porque inserem melodias fáceis, geradas por arranjos complexos, uma façanha!
“La Dame de Trèfle” em especial, com seu início progressivo, só cai no jazz posteriormente, quando o piano começa a tomar conta. Em um paralelo com a guitarra, o instrumento conduz a melodia de forma esplendorosa e, conforme a música cresce, leves ares neoclássicos dão o ar da graça.
Claro, não podemos deixar de mencionar a cozinha, que comanda o ritmo quebrado da canção, com precisão e muito entrosamento. O quarteto ainda insere um teclado discreto, mas que faz toda a diferença na música. Dificilmente ouvimos um trabalho instrumental tão viciante.
‘discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator’
https://open.spotify.com/artist/4jT3sevrmItGs9Ly3aRN26?si=NX51LIWjT9a6hF_w6a9DzQ