O ano de 2023 foi produtivo para o Backstrom, um projeto sueco que lançou canções com a colaboração de Bart Topher. Dessa vez, o lançamento é de seu primeiro ‘full-length’ chamado “The Carousel”. Publicado pelo selo Sunray Shadow, o álbum contém nove faixas cuja “Train Wreck Coming” dá o pontapé inicial, com ótimo ritmo country. Dessa forma, o disco abre com a energia lá em cima, mas as referências do projeto também são melódicas, como se confe em “It´sToo Late”. Para quem acompanha o Backstrom há mais tempo, já ouviu esta música em novembro/2023 como single.
Para tocar mais as pessoas, “Animal”, com seus mais de quatro minutos, é harmonizada pela pureza nas notas. Texturas vocais aveludadas como o grave masculino, entrelaçando-se à entonação sedosa feminina, funcionam muito bem e acabam entregando mais personalidade à melodia. O pequeno solo de violino em um baile de cordas, é a cereja no bolo. Enquanto a alma tenta despertar do transe, a canção título surge com muita elegância. A simpatia em seus acordes e em seu solo de guitarra, reforçam essa estética. Ouvir “The Carousel” em estado de lucidez é tão confortante quanto tomar um chá quente no inverno.
Em “The Traveler”, um pouco mais de virtuose é extraída da instrumentação. Esta é uma das canções compostas já em 2024 e, de longe, percebemos as influências do folk em suas linhas. É interessante observar, que Backstrom é um projeto de qualidade inquestionável, e ainda a complexidade é algo quase inexistente, pois as suas pontes harmônicas anulam qualquer saturação. Tais atributos estão contidos também em “Ghost Of A Town”, uma canção que mais parece um hino medieval de tanto sentimento inserido nela. A música é um exemplo de que, para dar vida a boas ideias, basta possuir boa voz e arrebentar nos arranjos de cordas.
Logicamente, esta sessão soturna se estende à “Winter Moon”, com fina nobreza. Chega a ser emocionante como a receita utilizada aqui funciona. Mas para lembrar os primeiros momentos do álbum, “The Journey” faz um regresso ao country, mas com lindas incursões ‘folky’. Para encerrar este incrível imaginário de viagem interior, “Darkness” se mostra bastante excelente neste papel, com melodia encantadora e profundamente marcante. Depois de tanto banho na alma de purificação sonora, resta guardar este álbum para nunca mais perde-lo de vista, e aguardar os próximos movimentos deste projeto rico em beleza e musicalidade.
Ouça “The Carousel” pelo Spotify:
Siga o Backstrom no Instagram: