A França sempre nos passa a impressão de sofisticação em se tratando de produção musical, e realmente é percebido um grande esmero na concepção das sonoridade vigentes e ao longo da história. Sempre ficamos bastante impactados quando algo vindo da cidade das luzes nos surpreende e o mais incrível, consegue permear a sensação de acessibilidade plena, aquele tempero que pode agradar a um público cada vez mais amplo em seu prognóstico. E temos todo esse contexto vindo de uma cantora, musicista e compositora radicada em Montreal, Anne-Sophie Bourlaud, a frente do seu projeto Bagaï, que está lançando o incrível álbum “À l’endroit où dorment les hyènes”!
A abertura de “Violence” traz um experimentalismo com sutis passagens flamencas, mas não se engane, o que encontramos pela frente é o encontro poderoso entre a música tradicional francesa, com a alternative music e o pop, trazendo um ensejo carregado de excelência nas composições. A sutileza desta faixa funciona magistralmente através do canto magnífico de Bagaï, que dialoga em caráter sublime com todas as probabilidades surgidas gradativas, como a guitarra, o violoncelo e as camadas etéreas, além do crescente atmosférico que resulta em fantástica experiência repleta de elemento surpresa para o ouvinte! GRANDE CANÇÃO! E o disco está apenas começando…
“Anthropocène (nous sommes l’avalanche)” carrega permeios ambient arrebatadores em climatização carregada de singela melancolia (mais um belíssimo duelo do canto com as guitarras!); a intimista e imponente “Countre nous”, com seu status inevitável de hit (sim, funcionaria DEMAIS para as massas); a índole trip-hop de “Why Is It Always About You”, carregada em sensualidade natural; a imersão lisérgica e classicosa da vinheta “Apocalypse”, carregada de permeios progressivos… SENSACIONAL! Chega de destacar canções, aqui temos uma obra para ser degustada por completo! Sim, a produção de de Charles St-Amour é fantástica, mas lembra do que conversamos lá no início? É contundente e pomposo em seus arranjos e voz SIM, mas consegue soar acessível para contemplação geral! Obra-prima! Disponibilizado abaixo, Bagaï com “À l’endroit où dorment les hyènes”:
https://www.facebook.com/bagaimusique
https://open.spotify.com/artist/1e4QENod7CAEAVTSflDANL
https://bagai.bandcamp.com/
https://www.youtube.com/channel/UCdk4c4p0ccL5KZA_YkdcxFA
https://www.instagram.com/annsobagai/