Um dos mais interessantes fenômenos cinematográficos da história recente foi o que envolveu o lançamento das duas versões de “Liga da Justiça”. Os fatos já são bem conhecidos: insatisfeita com as decisões artísticas do diretor Zack Snyder, a Warner substituiu-o por Joss Whedon, que realizou refilmagens e modificou substancialmente aquilo que seria a obra original.
Abalado pelo suicídio de sua filha Autumn, aos 20 anos, Snyder afastou-se da produção, mas não sem maiores percalços. Desde que o filme chegou aos cinemas, as críticas e reclamações dos fãs não deram trégua e, com o tempo, ganharam reforço enquanto Snyder ressurgia na mídia e revelava ideias e cenas que demonstravam o quão distante o filme ficou de seu conceito original.
Foi então, dessa forma, que nasceu a campanha clamando pelo lançamento do Snyder Cut, que fez tanto barulho ao ponto do estúdio dar o sinal verde e lançar a nova versão diretamente para o streaming no canal HBO Max. O corte recebeu resposta positiva dos fãs e findou por dar combustível para o início de uma nova campanha, a #RestoreTheSnyderVerse, visando a permanência de Zack Snyder na condução dos rumos do Universo DC nos cinemas.
Embora a nova campanha ainda não tenha obtido resultados concretos, é certo que o anúncio do ator Ben Affleck, afirmando a intenção de não mais interpretar Batman/Bruce Wayne após a sua participação no filme “The Flash”, foi um balde de água fria na expectativa de continuidade do SnyderVerse alimentada pelos fãs, tanto quanto a ausência de definição sobre a permanência de Henry Cavill no papel de Superman.
A chama, porém, reacendeu após Jason Momoa, o intérprete de Aquaman, divulgar uma foto de bastidores com Affleck e anunciar que o amigo fará uma participação em “Aquaman 2”. Foi o suficiente para que o burburinho em torno do SnyderVerse tivesse reinício, apesar do estúdio bater o pé afirmando que esse é um assunto encerrado. Apenas o futuro poderá dizer sobre um eventual retorno de Snyder ou sobre as decisões de Affleck sob o manto do morcego, mas é quase certo que algo está em andamento, pois, como disse Momoa, “grandes coisas estão por vir”!