Sair da sua cidade natal é sempre um grande desafio, pois – por mais que você tenha motivos para ir embora – o seu local de origem sempre será o mais cômodo para estar.
No entanto, quando você se liberta e consegue se readaptar, é cada vez mais complicado enxergar aquele lugar como algo confortável.
E esta é a sensação expressa no single “Let me out” da banda Birdman Cult, no qual o vocalista Joe nos fala sobre sua experiência ao visitar a cidade onde nasceu no Noroeste da Inglaterra.
Para ele, esse reencontro trouxe o impacto de fazê-lo sentir-se um estranho em sua terra natal, pois o fez se lembrar de uma versão antiga de si mesmo.
Créditos das imagens: @elderfloweryouthphoto
O mais interessante é que, na letra da música, ele trata o lugar como uma pessoa, dizendo que não se falam a bastante tempo, que ele (o local) lhe deixou cicatrizes e que o conhece melhor do que a si mesmo.
E essa personificação não é por acaso, pois, ainda segundo Joe, a música tem a cidade como um amigo que ele superou, mas que continua em sua mente constantemente.
Sonoramente falando, logo no início, a banda demonstra, com seu garage rock, guitarras com riffs soltos que deixam o som se alongar e uma bateria quebrada. Tudo é lento como quem pisa devagar no solo para reconhecer um lugar novo.
Mas, aos poucos, o som vai crescendo e ganha corpo para uma “segunda fase” cheia de energia constante e um vocal super expressivo que parece querer exorcizar seus medos ao dar cada vez mais ênfase ao refrão “let me out” (“deixe-me sair”, em português).
Assim, o Birdman Cult expressa bem, na construção do single “let me out”, a estranheza inicial do reencontro lento com a cidade e, num segundo momento, o desejo de libertação daquele local.
https://www.facebook.com/birdmancult/
https://twitter.com/birdmancult
https://open.spotify.com/artist/5xoS5HbNrDuheGzg2g13eC?si=lAIkVA0ESJ61ismm-uVEWw
https://soundcloud.com/birdmancult
https://birdmancult.bandcamp.com/
https://www.youtube.com/watch?v=EuHfPpnxZUM&feature=youtu.be
https://www.instagram.com/birdmancult/