É como abrir os olhos após um súbito sono em um jardim de aromas bucólicos. Com o corpo úmido pelo sereno, os olhos ainda fracos de sonolência são presenteados por uma paisagem campestre regida por uma luminosidade branda e crepuscular do amanhecer. Sonorizado pelo canto dos passos e pela fluidez da água que corre livremente pelo riacho próximo, o natural é apenas um detalhe de um ambiente despido de qualquer influência urbana. O sonar floral, agudo e tremulante do ukulelê traz um frescor contagiante, enquanto a voz doce de Cecíle Naïla vai preenchendo o cenário e o maturando com uma trilha sonora folk agradável e atraente. Amour vem como um produto sobre superação e fortalecimento emocional trazido por uma narrativa que, por ser provida por um sotaque francês, já traz um caráter romântico a essa mensagem de força, resiliência e amadurecimento. Uma canção que ensina o ouvinte a compreender que o amor está em todo e qualquer esforço de autoconfiança.
O uivo do vento é ouvido junto com a chegada do Sol rompendo a escuridão noturna. Transformando o monocromático em uma paleta de cores místicas, a brisa traz uma espécie de tendência de esperança, de transformação. Ajoelhado nos últimos resquícios de grama antes que a montanha desemboque em um penhasco, o personagem, um indivíduo onipresente em meio à imensidão do mundo, faz pose de saudação e gratidão não apenas para uma força maior, uma figura religiosa cheia de graça e poder, mas para a vida e a beleza do mais simples. Regido pelas características de humanidade e sabedoria, esse indivíduo é a personificação folclórica do guardião da natureza trazido pelo sopro agudo e doce da flauta e pelo verso vocálico ondulante oferecido por Cécile. De essência oriental, La Voix De Gaïa é uma ode ao nascimento, o respeito ao legado. É a narrativa do parto do filho da Terra.
Fresca, doce e contagiante em sua melodia adorável, a canção que começa a ser construída vem na forma de um gentil e reconfortante mantra esteticamente minimalista. Tendo na cadência vocal de Cécile o principal elemento que garante a captura absoluta do ouvinte para com o contexto rítmico-melódico, Bienvenue Petite Etoile traz uma harmonia simples. Porém, é justamente essa simplicidade que salienta sua beleza estrutural, enquanto, assim como La Voix De Gaïa, mas com um cerne bem mais romântico e maternal, seu enredo traz o amor puro e inquebrantável de uma mãe para com seu filho recém-concebido. É, tal como Amour, um hino de gratidão embebido pelo torpor do momento do parto.
Com outras quatro faixas em sua tracklist, Source é uma compilação de mantras, de hinos delicados, de melodias graciosas e de uma simplicidade estonteante. É um álbum que aposta no minimalismo estético e comprova que, quanto mais sincero e tocante, a harmonia, mesmo com pouco, se torna algo grandiosamente acolhedor e comovente.
Mais infiormações:
Spotify: https://open.spotify.com/intl-fr/artist/7FjuYVDFpywEJSKELZjhvJ
Bandcamp: https://cecilenaila.bandcamp.com/album/source
Terra-om: https://www.terra-om.com
Facebook: https://www.facebook.com/cecilenaila
Soundcloud: https://soundcloud.com/c-cile-mollaret
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCiwz3ekq7HARwdsd4qHGWDg
Instagram: https://www.instagram.com/cecile.naila/
Soundcloud: discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator