Totalmente mudado, o jeito de lançar músicas no mercado hoje em dia é um tanto quanto diferente e não tão imediato. O Region, por exemplo, lançou quatro singles desde que se formou em 2018, e somente agora apresenta um trabalho ‘mais cheio’, este seu EP de estreia, “Wake Up Call”, que inclusive traz dois desses seus singles no ‘tracklist’.
E essa forma de trabalhar pode ser muito bem-vinda, pois faz com que o grupo chegue no mercado um pouco mais ‘treinado’ e o resultado dificilmente não será bom. Isto está nítido aqui, e o power-trio de Devon, na Grã-Bretanha, chega com seu esquema de jogo já definido.
Resumidamente, o vocalista e baixista Luke McAuley, o baterista e percussionista Rio Capron e o guitarrista Will McPherson são uma banda de rock, que se expande dentro do estilo, trazendo desde elementos mais enraizados, como tendências atuais, tudo equilibrado e resultando em uma sonoridade própria.
“Wake Up Call” traz, após uma intro, “Love You For This”, que abre o disco oficialmente com uma pegada inicial que parece que vai nos levar para um lado mais punk. Apesar de manter essa referência, é mais do que isso, trazendo um gingado clássico, soando como um New York Dolls mais atual e menos sujo.
Deixando um pouco as guitarras distorcidas de lado, para dar lugar ao baixo e sintetizadores, além do lado percussivo mais em ênfase, “Mr. Unknow” (que foi um dos singles prévios), traz a veia british pop do Region, mesclando um clima mais sério com certo ‘groove’.
Não é em “Can´t Pretend” que as guitarras voltam, pois estamos diante de uma balada acústica, com direito a chocalhos na percussão, que soa mais intimista e bem orgânica no álbum. As guitarras distorcidas voltam mesmo no rock alternativo de “In You Eyes”, que baixa a nota, trazendo um som mais grave e um clima bem futurista de seu trabalho. O legal dessa faixa é que ela tem um verso mais sério e cai em um refrão descontraído, soando bem equilibrada.
Antes de entrar em uma das faixas mais legais do disco e que também saiu antes como single, o Region apostou em um interlúdio, que você logo esquecerá quando entrar a primeira nota de “Lost In London”. A primeira impressão é que você tenha ouvido a canção em algum lugar, mas não, ela simplesmente já tem esse ‘approach’ de hit e realmente é uma canção memorável.
Sua melodia inocente é destilada por guitarras empoeiradas que entregam bases simples, inspiradas pelo rock clássico dos anos 70, mas também com uma veia bem indie. O resquício glam, já mencionado antes, aquela coisa do The New York Dolls, aparece novamente e mostra que a banda bebe e muito nessa fonte, mesmo que não esteja intencionada. Os sintetizadores vintages, mesmo que discretos, são a cereja do bolo.
Como a própria banda diz, os temas do EP são distintos, mas ficam à margem da interpretação de cada ouvinte, o que já é denunciado no título do trabalho, que significa livremente, “chamada para despertar”. Então acorde e vá ouvir essa maravilha!
https://www.facebook.com/Regionband
https://twitter.com/BandRegion
https://open.spotify.com/artist/1JuLyqpjJaEhKIYjlMfr3k?si=a6c2e12297cf4a73