Cada vez que Gary Dranow and The Manic Emotions aparece por aqui, é sinônimo de boa surpresa. Isso vem acontecendo há vários meses, desde quando a banda resolveu fazer dezenas de “testdrives” para o lançamento de seu álbum “Never Give Up”. Entre singles e lançamentos de outros projetos, acaba de ser liberada de maneira independente a quentíssima canção “Jimi’s Song”, cuja mensagem aponta a uma homenagem honrosa a um dos primeiros guitar heroes da história, Jimi Hendrix. Não seria estranho que Gary Dranow (guitarrista), Jason Jones (vocalista e baterista) e Chris Zoupa (baixista) apresentassem uma música assim, pois a influência de Hendrix na música do trio é marcante.
A canção mistura um pouco de hard rock com uma levada meio bluesy, dentro de uma produção impecável do próprio Jason que, além de cantar e tocar bateria, ainda cuida das mixagens e masterização. Mas o que dizer do próprio Gary, que é uma fonte de ideias inesgotável? Tudo que o guitarrista veterano se propõe a fazer acaba se tornando uma obra de arte e, musicalmente falando, uma perfeita convergência entre ritmo, melodia e harmonia. De maneira idêntica, segue perfeita a sua função também como letrista.
Mas mergulhando um pouco mais em “Jimi’s Song”, o toque suave da palheta na guitarra, emana um timbre envolvente que se transforma em sentimento de gratidão, por conhecermos a obra do gênio que se foi. Não se importando com a velocidade, mas com a qualidade dos acordes, Gary traça um caminho sem obstáculos ao encontro da melodia perfeita. Isso inclui o solo, pequeno, mas marcante, que amplia a pomposidade desse tributo. A ideia de se fazer essa homenagem, mas sem usar técnicas que o próprio Hendrix costumava usar, como frases longas e solos melancólicos, define o padrão de autenticidade do líder da banda, que é sempre original em suas criações.
Há de se destacar também o trabalho da cozinha de Chris Zoupa que, além de segurar os graves com seu baixo majestoso, ainda constrói arranjos divinos, além de mandar bem na guitarra. Fazendo uma marcação presente no andamento da música, Zoupa dá mais vida à sonoridade da música, com pontes harmônicas essenciais à melodia. Sem sombra de dúvida, “Jimi’s Song” é a composição mais completa em termos de sonoridade, qualidade de produção e melodia que ouvi até agora, em 2024. No entanto, conhecendo o potencial desse power trio, sei que nos próximos trezentos e poucos dias muita coisa legal surgirá.
Ouça “Jimi’s Song” pelo Spotify:
Visite o site oficial do Dranow and The Manic Emotions.
https://garydranowandthemanicemotions.com
Discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator