Com referência em cenários de filmes futuristas e apocalípticos, o Nox Pulso surgiu em 2022 sob a guarda de Matt McIvor (sintetizadores) e Duncan Williams (guitarra e vocais) para criar música que adornem esses temas. Logicamente, pensando em filmes como Blade, O Corvo e Matrix, o que sairia da cabeça da dupla só poderia ser algo na veia industrial e assim se conceberam álbuns, singles e EPS influenciados por nomes como Nine Inch Nails, Prodigy, Sepultura e Ministry. Aliás, este novo single “Sin” é uma versão que esses britânicos fizeram para a música original da banda de Cleveland, Ohio (EUA).
Nine Inch Nails, que é uma das bandas clássicas da cena industrial mundial, será contemplada com um álbum-tributo e o Nox Pulso recebeu convite para participar. A música que Mclvor e Williams escolheram para trabalhar foi “Sin”, do primeiro álbum dos americanos “Pretty Hate Machine” (1989). Ou seja, um clássico que entrou para a Billboard 200 em 1990 e que é ganhador de Disco de Platina Triplo em 2003. “Este não é apenas um cover – é uma conversa ao longo de décadas, entre as máquinas quebradas do passado e os algoritmos de vigilância de hoje. ‘Sin’ não morreu nos anos 90 – ela apenas ganhou um plano de dados melhor.”, declara McIvor.
A ação dos músicos em cima de “Sin” deu à música mais peso, produção e personalidade, não diminuindo a importância da versão original. A intenção nem mesmo foi de melhorá-la, mas sim de inserir o estilo mais agressivo e duro do Nox Pulso neste hino atemporal. Embora a sonoridade esteja convergente às técnicas atuais de produção, a versão dos ingleses ainda soam com certa crueza, talvez para expressar a habitual agressividade da dupla. Contudo, deve-se entender que esta versão foi concebida em estúdio doméstico e em menos de 24h.
Para o resultado ter saído tão perfeito como se fez, o talento, prática e doutrina de McIvor e Williams foram determinantes, caso contrário, seriam aplicadas várias tomadas de captação da guitarra e vocais para seleção de uma perfeita. O que você ouve aqui, acredite, é resultado de uma única tomada. Coisas assim justificariam até o fato de o Nox Pulso ter sido chamado para o projeto de tributo, pois os caras são cascas grossas mesmo! Agora que você, aqui na América do Sul sabe sobre essa banda tão matadora quanto peculiar, já pode correr atrás de mais materiais sobre o seu trabalho.
Ouça “Sin” versão Nox Pulso pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://www.facebook.com/noxpulso
https://soundcloud.com/nox-pulso
https://www.youtube.com/@noxpulso
https://www.instagram.com/noxpulso