Há pelo menos 20 anos, Dan Wilkie exerce uma carreira como compositor, mas hoje podemos nos aprofundar em seu trabalho com o álbum completo “MelodyBox”. Iniciando com “Goosebumps”, entendemos que o perfil artístico de Wilkie é versátil e melódico. Em seguida, “Hard Times” denuncia alguma influência de Beatles, o que é natural. Uma curiosidade acerca deste disco é que o cantor gravou tudo em casa usando tecnologia para reproduzir alguns instrumentos. Nessa questão você verá que a sua performance não foi prejudicada. A exemplo de “My Demon Affair”, constatamos muita coerência harmônica e em outras como “Little Master” são banhadas em melodia.
O álbum de 16 canções é bastante introspectivo com músicas como “I’ll Do It (It’s Me and It’s You)” alegrando o clima. Mas há outras expressões no repertório que remetem a coisas ainda mais pessoais como “The Minuteman”. O equilíbrio na voz de Wilkie é marcado pela leveza e, muitas vezes, falta de emoção, pois em músicas como “Stranger Than Fiction” a frieza chega a extrapolar. Isso acaba sendo legal, pois assegura ao cantor a afinação necessária para todos conhecerem uma boa música. Tais características podem ser aplicadas em “I Got You (Bullets and Meat)” que possui lindas nuances.
Dan trata a música com tanto respeito que, cantando em sua zona de conforto, já é o bastante para hipnotizar o ouvinte com canções como “1994”. Outras do tipo de “Let Me Out”, onde o antamento cativa pelo cadenciamento, são completamente despretensiosas, mas ricas em conteúdos. Já a 11ª música “Without You” se deslancha por um caminho mais tradicional como se fosse uma cantiga folclórica, porém moderna. Agora, se você quiser se empolgar, poderá gostar de “Devil’s in the Details” que, ao estilo do cantor, é uma execução mais vibrante e contém até um solo de guitarra bem charmoso.
A seção rock’n’roll continua com a pegada de “Factory Gates” que se aproxima mais de um hard rock dos anos setenta. Essa é uma ótima canção para rockeiros de meia idade como eu que adora cerveja e churrasco. Na sequência, “Before the Lights Go Out” chega com uma pegada gostosa que lembra um ska de regae jamaicano. A seguinte, “There She Goes” possui fluidez mais deslizante e o fechamento com “Nobody Said It Would Be Easy” promove o retorno das influências dos Beatles. “MelodyBox” é isso, uma caixa de canções melódicas e cativantes que, para cada ocasião, você pode escolher uma.
Ouça “MelodyBox” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://www.danwilkiesongs.com
https://x.com/danwilkiesongs?s=21
https://m.soundcloud.com/dan-wilkie-140327991/sets/melodybox
https://danwilkiesongs.bandcamp.com/album/melodybox