Aos amantes do rock clássico, o álbum “Pandemonium Overdrive” da banda sueca Goia Paranoia ampliará o seu gosto musical. A relação composta por oito canções respira anos setenta com toda a sua magia sonora. A exemplo da primeira faixa “Black Out”, temos qui uma obra que explora o hard rock de maneira fiel, além de elegante. O que atrai mais neste álbum, sem dúvidas, é a pompa dos riffs. Distorções pesadas e timbres arranhados fazem parte de um pacote gerador de empolgação, encabeçado por músicas como “Volume 000”, onde linhas de guitarra despojadas e vocais orgânicos combinam bem nessa receita.
Na sequência, a canção “Burden of Fuck” aparece com força nos acordes e andamento lento. Contudo, em determinado momento a música fica mais acelerada mostrando um pouco mais de versatilidade na composição. A vez do solo encanta e mostra um bom encaixe no riff. Mesmo tendo uma abertura rápida, o clima ‘doom’ é o que mais domina. Você deve imaginar que a Goia Paranoia absorve grandes referências do Black Sabbath, correto? Bom, isso é quase inevitável em bandas “retrô” nessa linha. Ainda assim, em músicas como “Minimal Activity (Innocence)” existe muita personalidade desses quatro músicos. Há também outros motivos que instigam a nossa alegria, como a produção certeira.
A música seguinte, nomeada simplesmente como “Torpedo”, traz uma verdadeira explosão de riff com poder na sonoridade e um vocal ao estilo agonizador. Aqui não há nada de complexidade, mas embora os acordes sejam simples e o solo bem resumido, a canção inteira é monstruosa. Agora, se o assunto é mais peso, “Neurotic Chainsaw” responde por mais doses violentas. Além disso, você pode encontrar aqui a música mais empolgante do álbum. Definitivamente, essa promove um groove tão denso que poderia servir como single de entrada em uma audição mais resumida do disco.
A última dobradinha do álbum começa com “Scumbag Tone” e, dessa vez, vamos voltar os ouvidos para a cozinha do som. Nesse setor é possível sentirmos cada pulsada do coração quando músicas cadenciadas como essa fazem o seu trabalho. A seção rítmica com um bom trabalho de baixo e bateria é uma das grandezas da banda. Por conseguinte, “Sadistic Cravings (Old Ancient Cruel Desire)” com seu perfil mais acelerado também é de arrepiar os cabelos. Meus amigos, que estreia maravilhosa desse quarteto de Gotemburgo! Com o lançamento deste “Pandemonium Overdrive” toda a cena do rock/metal sai ganhando. Além da própria banda, claro.
Ouça “Pandemonium Overdrive” pelo Spotify:
Saiba mais:
https://www.facebook.com/goiaparanoia