Ela já tem um início marcado pela união de guitarras de riffs aveludados, mas de fundo distorcido e sujo. Trazendo um curioso gingado a partir da forma como a bateria começa a se movimentar ao lado do sonar da reverberação da distorção, a canção consegue mesclar a melodia no sentido estrito da palavra e uma embrionária dissonância.
Por meio de uma miscelânea de gêneros musicais, os quais vão do hard rock, passam pelo grunge e alcançam até mesmo o blues rock flertante com aquele de estética à la ZZ Top, a canção fornece uma sonoridade madura e harmônica. Isso acontece graças à presença do teclado na base melódica, o qual vai reproduzindo o sonar do hammond e criando, assim, uma textura agradavelmente doce e ácida na mesma medida.
Crua em sua essência e com uma equalização não lapidada, responsável por fazer com que a sonoridade fique mais baixa do que deveria. Isso faz com que tanto a densidade quanto o peso melódicos se afastem, deixando o som ligeiramente fraco. Tal detalhe é percebido, também, quando Helplessly Waiting ganha o item restante: o vocal. De característica gélida e suave, ele surge de maneira tão leve que soa, durante os versos de ar, como um sussurro.
Felizmente, durante o refrão, a pressão, a força e a intensidade fazem com que o conteúdo lírico consiga ser mais facilmente percebido, mas ainda assim com uma equalização fraca. Apesar dessas intempéries estruturais, Helplessly Waiting consegue mostrar ao ouvinte a sua alma rítmico-melódica a ponto de ser contagiante, atraente e prender a atenção por aquela que pareceu ser uma narrativa sobre um relacionamento disfuncional.
Mais informações:
Spotify: https://open.spotify.com/intl-fr/artist/01Fy97mtjPhZzST26FaSGw
Bandcamp: https://porkpie2.bandcamp.com/
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100050442015756
YouTube: https://music.youtube.com/channel/UCfmonyjn8DbVwS_W0Nwixww?
Instagram: https://www.instagram.com/porkpie3/
Tik Tok: https://www.tiktok.com/@porkpie93?_t=8i5l3EbsTMv&_r=1