Que um dos elementos fundamentais da música é a harmonia e que um dos seus principais objetivos é quebrar barreiras, todo mundo sabe. Porém, jamais sabemos medir o limite (se é que ele existe) de como a música pode ser feita, soar e até qual ponto ela irá atingir.
O novo single do grupo islandês, ISSAMWERA, intitulado “Ástin mín”, nos traz de volta a essa reflexão por ser algo naturalmente inimaginável. Afinal, ao ouvir o trabalho e nos depararmos com o ritmo descarado da bossa nova, que se alia a um ‘groove’ funk e ainda carrega elementos de soul, jazz e afro-beat, certo ar pasmo nos toma conta quando vemos de onde vem a formação. Obviamente que esse choque é positivo, além de agregador.
Tudo bem que os integrantes, que são islandeses, possuem origens moçambicana, guineense, argentina e até brasileira, mas você que descende de italianos e / ou portugueses consegue destilar uma tarantela ou um fado com maestria? Pois então, a multi-instrumentista Yara, o baixista Andrés, os percussionistas Cheik e Kwami, o guitarrista Ingo, além do tecladista Ellert, conseguem essa façanha e entregam um trabalho primoroso. A cereja do bolo? A letra é cantada em português!
O significado do nome da banda também junta as origens de seus integrantes e sua musicalidade. É a junção de “issam-wera”, que é uma palavra de Sena, uma língua da Beira, em Moçambique, que significa “vir”. Mwera é uma tribo no norte de Moçambique, e “samvera” vem da língua islandesa, que significa “união”. Tudo junto se torna ISSAMWERA e ganha um significado de boas-vindas. Já “Ástin mín” é ‘meu amor’ em islandês, em uma tradução livre
O novo single, “Ástin mín”, é uma das prévias do primeiro disco do grupo, que tem previsão de lançamento para o segundo semestre, mais precisamente agosto. Ouça o single em:
https://www.facebook.com/issamweraband/
https://open.spotify.com/artist/54F3gdBPgbzrqnSXwDTA2Q?si=O37lKqZ0QiuXfesuMktwYg