Guitarra, baixo e pandeiro se encontram em uma sintonia afiada no amanhecer. Acompanhados de um vocal masculino presente inicialmente como um elemento a fornecer uma introdução denotativamente narrativa ao ouvinte, tais elementos já inserem menções de swing, frescor e toques irresistivelmente latinos.
Passando a ser regida pela união de chimbais secos e sincopados com um violão melódico, a canção já se mostra estruturalmente amadurecida a ponto de promover a noção de melodia e ritmo. Enquanto isso, Javi Carabalí surge na companhia de Carly Valencia, com quem divide o microfone.
A partir de dois timbres vocais masculinos complementares em suas essências, La Situación vai mostrando seu caráter contagiante e radiofônico por meio de uma atmosfera regada a agradáveis harmonias vocais. Além disso, a faixa conta com grooves encorpados e sensuais vindos do baixo, elemento que fornece sensos de fluidez necessários à composição, que é capaz de inebriar o espectador a partir de sua estrutura aparentemente soft rock com incursões de um pop latino definitivamente atraente.
Ainda que abraçada por uma espécie de linearidade estrutural, a ambiência construída por Carabalí em La Situación não interfere negativamente na degustação de sua paisagem rítmico-melódica por parte do ouvinte. Afinal, com seu caráter sensual e harmônico, o contágio se torna algo incontrolável.
Mais informações:
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCjv-gEkK7k169NTKO7Tc5uA
Instagram: https://www.instagram.com/javi_carabalioficial
Spotify: https://open.spotify.com/artist/1Toh95Puc58GmmERXmPtwD?si=93euuOmRSkG_2c7jAFY1Dw