Em qualquer circunstância não dá pra deixar batido quando algo relacionado ao rock e/ou metal que vem da África. Sim, porque estes estilos às vezes parecem elitistas exatamente por não abranger certos públicos ou ao menos os dar destaques. Pior, não dar atenção ao que é produzido por lá e tem muitas coisas.
Também pela qualidade e excentricidade, já que estamos falando de um continente completamente musical, que tem suas origens sempre preservadas e enriquece de cara a sonoridade por lá abordada. E, temos mais um exemplo vindo de lá, que pode provar com música o que estamos constatando.
Trata-se de Starks Daemon, um nome renomado no metal africano. Vindo de Botsuana, ele é o vocalista do Wrust há mais de 23 anos, uma banda internacional que dividiu o palco com artistas internacionais como Sepultura, Carcass, Entombed, Konkhra, tanto local quanto internacionalmente. Ou seja, currículo e experiência ele tem de monte.
Desde 2023 Daemon resolveu investir em sua carreira solo e desde então tem trabalhado nisso. Este seu mais novo petardo é o segundo desta empreitada, sendo que ele lançou anteriormente “Unchain”, uma faixa atual, com certo groove, influenciada pelo peso do metal atual e com ‘breakdowns’ que a deixa ainda mais brutal.
Seu novo single se chama “Too Deep” e o que fica bem claro desde a introdução é que estamos diante de uma faixa mais melodiosa e atmosférica. O único fator que a aproxima de sua coirmã são os timbres dos instrumentos, além da assinatura de Starks, obviamente.
A nova música pode ser considerada inclusive uma ‘power-ballad’, apesar de estar longe ser algo piegas. Afinal de contas, tudo aqui soa equilibrado, inclusive a melodia e a interpretação dramática do músico. Aliás, um dos maiores acertos de Starks foi trabalhar com ênfase em sua versatilidade vocal, já que ele consegue soar marcante cantando agressivo ou limpo. Aqui no caso, a composição pediu algo limpo e mais sentimental, o que ele conseguiu atingir com ênfase.
Com um refrão diferenciado, que repete o nome da canção e depois ganha uma leve quebrada, “Too Deep” prima por sua cadencia na cozinha, mas tem a guitarra como um grande mote. Além do dedilhado inicial, para depois cair em bases sólidas, a música ainda traz um solo magistral, que chega a nos tirar o fôlego! Esperemos que estes lançamentos culminem num álbum, pois até agora Starks Daemon soou mais que acima da média, em ambos os singles.
https://www.facebook.com/stuxdaemon
https://open.spotify.com/artist/3ZQ63YgoqalIt0aT06GdKt?si=syI3Q4qOSnmF1MW4aLAGzg
https://www.youtube.com/@StarksDaemon