O álbum de estreia dessa união de um músico espanhol com um suíço, é um dos grandes lançamentos desse ano de 2021. Permeando por possibilidades das mais diversas do dito alternative rock, noisy pop, indie, grunge e punk-rock, o Metrophobia nos traz o incrível “Silent Treatment”. Um verdadeiro deleite para os fãs dessa sonoridade que se notabilizou nos anos noventa.
A intenção desses amigos de longa data, foi se aprofundar nesse universo mais minimalista e esfumaçado que o pós-punk acabou nos proporcionando, e explorar em suas composições todas as possibilidades possíveis desse intento. Por mais que seja personalíssimo na forma de abordar a disparidade de gêneros que se conectam, não deixa de ser um registro tributo a ecos dourados provindo da cena underground.
Passando pela influência de lendas noise como Pixies, Teenage Fanclub, Bivouac, Dinosaur Jr, Catherine Wheel, Ride, Sebadoh, Guided By Voices, Pavement, Grandaddy, faixas como “The World I Hate” exploram vocalizações nitidamente inspiradas nos anos sessenta, assim como os ecos psicodélicos na percepção de “Hundred Times”. É realmente um belíssimo conjunto de onze canções!
Uma daquelas estreias que chega “arrombando a porta” e acabando com toda essa balela que “o rock morreu” e coisas do tipo. Se depender do Metrophobia, está mais vivo do que nunca! “Este álbum de estreia expõe nossos sentidos a uma variedade de sons e ruídos que não vão deixar ninguém indiferente. O tratamento silencioso é um exercício de como tornar o som básico poderoso sem a necessidade de gabar-se, e ainda por cima, começar com uma nota alta”, atesta o grupo mediante o conceito abordado para essa obra-prima! Disponibilizado abaixo:
https://www.facebook.com/Metrophobia2021
https://open.spotify.com/artist/586XweAtk9bPSSvhzLdrfV?si=upnpjQg_TT-6I2KBSGP5SA&dl_branch=1