Viciante. Se fosse pra definir de imediato “Algorithm & Blues”, segundo álbum do Motihari Brigade, essa seria a palavra. Pois, o grupo capitaneado pelo britânico Eric Winston, entrega um disco que atende sua proposta, soando completo, acessível, porém muito bem estruturado e com arranjos riquíssimos.
A banda apresenta uma proposta focada no rock clássico, com muitas referências sessentistas. Mesclam isso a uma veia alternativa, elementos de outros gêneros e dão pompa à sua sonoridade saindo da comunhão guitarra, baixo e bateria. O resultado gerado, são músicas poderosas, cativantes e que podem atrair um público não somente ‘rockeiro’.
Outra versatilidade encontrada em “Algorithm & Blues” (aliás, ótima sacada no trocadilho do nome, hein?) são os climas variados. Há músicas divertidas, dançantes, e por outro lado algumas mais introspectivas, íntimas e com melodias mais sombrias. Tudo mantendo a assinatura do Motihari Brigade, mostrando a personalidade forte do projeto.
A faixa título abre o disco trazendo praticamente tudo que o álbum apresenta. Um rock bem classudo, com guitarras potentes e já incluindo a trompa, instrumento que o ouvinte vai notar que é frequente no disco. Aliás, o reggae / ska “Reality Show” confirma isso, e já prova a versatilidade do trabalho.
Fazendo um adendo, é muito legal como os metais do disco aumentam a vibração da cozinha em diversos momentos, deixando as canções ainda mais vibrantes. É só observar “Rock-n-Roll Thoughtcrime” e comprovar. Outros grandes destaques são a balada country / folk “Minefields and Downfalls”, “Desintegration Blues”, que o próprio nome entrega e “Too Big To Fail” e toda sua energia.
O Motihari Brigade traz inspiração das obras de George Orwell em suas letras, buscando fugir da distopia zumbi, oferecendo uma alternativa independente do que a grande mídia oferece como música e entretenimento. Detalhe para a capa, que mostra uma taça de vinho quebrando, simbolizando a sociedade decante e a chegada de uma nova geração, que pode ser representada por “Algorithm & Blues”.
https://www.facebook.com/Motihari-Brigade-106817167435008
https://twitter.com/brigademotihari
https://open.spotify.com/artist/6jfdFDBuSLE7wPjYOKfSni
https://mbrigade.bandcamp.com/