A cadeia de montanhas que formam a cordilheira de Jura atinge 1.720 metros de altitude e vai da Suíça até a França. Sua beleza é indescritível e assim como a sonoridade do Mountais Of Jura, nos transmite uma brisa gélida e um sentimento leve de melancolia, mesmo diante de algo realmente eminente.
Apesar da inspiração no nome, o grupo vem de Los Angeles, Califórnia (EUA), um lugar onde, convenhamos, não daria para buscar inspiração no som que propõem. Afinal, o que é encontrado neste álbum homônimo passa longe do clima ensolarado e alegre da cidade litorânea americana.
Formado por um duo, o Montains Of Jura traz a essência do shoegaze, um estilo tão difundido ultimamente, que tem se distanciado de sua pureza. No entanto, além de entregar boa música, a dupla colabora em colocar o gênero em evidência e o faz com muito conhecimento de causa.
Em seu mais novo trabalho, composto por seis faixas, a banda nos leva para uma viagem atmosférica, onde as diversas facetas do gênero são o foco principal e ainda flertam com o post-rock e a ambiente music. Mas é bom destacar que as pitadas destes estilos servem apenas como complementação.
A proposta mesmo é entregar um prato recheado com guitarras limpas de acordes simples, camadas atmosféricas de sintetizadores, uma cozinha com levadas suaves, mas vibrantes, além das tradicionais linhas vocais brandas e melancólicas. Tudo dentro de uma melodia bem introspectiva que leva emoção e causa reflexão instantânea no ouvinte.
Distribuídas em quase 43 minutos, as composições transitam entre momentos mais obscuros e outros mais eufóricos. Além do mais, conseguem injetar ótimos arranjos, incluindo cordas acústicas, o que suprime e deixa seu som variado, já que as faixas vão de médias a longas durações, mas passam longe de soar maçantes. Pelo contrário, sugam cada vez mais o ouvinte para as particularidades da sonoridade do Mountains Of Jura. Ouça em:
https://www.facebook.com/mountainsofjura
https://open.spotify.com/artist/1li8cJob5k6G15pe5C3xSg?si=c_sO_yz2TCmFCGZZqYJNsw