Castelcucco é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Treviso, com cerca de 1.867 habitantes. Sim, com apenas esses pouco menos de dois mil habitantes e de lá vem o talentosíssimo artista Giovanni Grigolato, também conhecido como _SHOE e que faz um trabalho musical um tanto quanto excêntrico.
Não que a sonoridade seja algo em que ele reinvente a roda, mas definitivamente não se satisfaz em apenas entregar a parte musical. Ao menos neste mais novo álbum, “The Ritual”, o que temos em mãos é algo muito mais abrangente. Isso porque é conceitual, tem uma inspiração e a sonoridade praticamente instrumental.
Influenciado pela narrativa envolvente da primeira temporada da história de Devisal, trata-se de um álbum conceitual com um enredo rico que se desenrola intrinsecamente em cada faixa. Devisal Story é um projeto multifacetado que envolve produção de filmes, música e desenvolvimento de histórias em quadrinhos. A primeira temporada narra o despertar de uma fuga subsequente do malware desonesto _SHOE, e seu nascimento no físico mundo.
Sacou que há uma personagem que dá nome ao projeto? Pois bem, tudo é desenvolvido por ele, contando também com algumas contribuições de amigos e parentes na parte instrumental. Como mote, _SHOE utiliza sintetizadores suaves, baseados em minimoogs e Prophet 5s.
O resultado é uma sonoridade simplesmente fascinante que, se não chama atenção de imediato, causa uma sensação diferente, afinal de contas, definitivamente não estamos diante de algo comum ou feito simplesmente para as massas. Apesar da abordagem do artista italiano ser de fácil assimilação.
Fato é que faixas atmosféricas e futuristas como a de abertura “TRANSCENDENCE” nem sempre aparecem na nossa frente e soam impactantes, mesmo fugindo do normal. Uma típica abertura que serviria tranquilamente como trilha de um sci-fi de suspense, para depois desencadear em um synthpop vibrante que caberia facilmente numa cena de ação de “Stranger Things”.
O trabalho ainda surpreende com o eletrorock progressivo de “REALITY MANIPULATION” e suas guitarras que condensam o som de uma forma magnífica. Mas as surpresas não param, pois logo em seguida, em “ALT.DEV.” aparecem vocais doces, que condizem bem com os sintetizadores da maior parte do disco.
Ouça ainda “ABSORPTION”, um post-punk/rock fenomenal e a pesadíssima faixa de encerramento “THE SOVIET AGENDA”, que parece soar como uma deixa do que está por vir. No mais, não tem como não exaltar a qualidade e estrutura de um disco que parece complexo, mas fica cada vez mais compreensível a cada audição.
https://open.spotify.com/artist/0mbgJOwj3qZKiFBOJwqAo7?si=Bte8kbxeQSOmX27OCNqfLA
https://on.soundcloud.com/J7rdY
https://youtube.com/@devisal_shoe?si=noplx8DJB3-2wuC8
https://www.instagram.com/_shoe_1010011010/profilecard/?igsh=bnlrbDB3NHlkZDU5