Sempre demais quando se lançam releituras de músicas folclóricas de outras eras. Além de nos trazer conhecimento, resgata sonoridades que poderiam entrar em ostracismo e diverte aos amantes de música tradicional, que não se adaptam tanto aos tempos modernos. E temos aqui mais um destes casos!
Trata-se de “La dama d’Aragó”, que é uma balada folclórica catalã, do século XIV, período medieval. A música foi repaginada pelo projeto Periscopi Invertit, que é encabeçado por Mireia Carbonell, baixista, compositora e fundadora. O resultado é muito melhor do que se imagina e a riqueza de arranjos chama atenção já na primeira audição.
Afinal de contas, não houve em momento algum a intenção de modernizar a música, mas sim atualizá-la. A proposta foi inseri-la num contexto do jazz, mantendo a essência folk tradicional e deu mais certo do que se imagina. A riqueza de detalhes e as linhas vocais angelicais femininas são a cereja do bolo.
Na canção, instrumentos acústicos (principalmente) se entrelaçam a elétricos, o que acaba dando atemporalidade à faixa. Além das inserções tradicionais, como um piano discreto muito bem encaixado, o leitor (futuro ouvinte) irá encontrar coisas peculiares, como oud e darbuka (instrumentos mediterrâneos do Norte de África). Simplesmente um primor!
https://periscopiinvertit.bandzoogle.com/
https://www.facebook.com/periscopii/
https://twitter.com/periscopiiii
https://open.spotify.com/artist/76lGHbO0TvnqnIGIgzKfYY
https://soundcloud.com/mbonell
https://periscopiinvertit.bandcamp.com/track/la-dama-darag
https://www.youtube.com/user/periscopinvertit