A evolução do rock fez surgir várias subvertentes, mas a coisa não parou, pois já existem subgêneros de estilos que já são derivados. Um caso clássico é do que se convencionou chamar shoegaze, uma sessão formada a partir do indie rock, rock alternativo, música ambiente, space rock, neopsicodelia e rock eletrônico. Sim, isso tudo forma o shoegaze que aqui está representado na arte do alemão Valvo. Para você ficar melhor familiarizado, a música do Valvo reflete na aglutinação de vocais com sintetizadores e pedais de efeito, tentando ao máximo construir, a partir disso, um único som. É o que você confere em seu álbum “Lost Futures”.
Nos primeiros momentos de “She Was The Gold Rush”, faixa que abre o álbum, você confere exatamente o que eu falei. A canção entrega um conglomerado de distorções, ambientações e melodias intricadas se entrelaçando ao vocal. O resultado é no mínimo surpreendente, embora esquisito. Na sequência, o músico apresenta um conjunto de sonoridade quase abstrata, porém audíveis chamado “Better Than You”. Dessa feita, faz algumas ligações harmônicas emergirem do clima denso formando gostosas melodias. Um trabalho que é altamente hipnotizante, pesado e bem-feito. A impressão que temos é que uma aura sonora nos arremessa para cima em movimentos espirais, mas que no final se extingue subitamente, nos deixando cair em queda livre.
O movimento seguinte, é uma composição feita em parceria com Gabriel Pasqua. Chamada “Tainted Memory”. Se resume em uma dança suave de sons e solo de guitarra, que abraça os nossos ouvidos nos fazendo imaginar um baile celestial. A sessão psicodélica ganha mais dimensão com “For a Better Yesterday”, que traz sons alucinantes e poderosos, capazes de estimular nossas vibrações sensoriais a níveis desconhecidos. O interessante é que, no meio dessa psicodelia toda, há sempre uma execução tímida de andamento cadenciado complementando a base.
Com pouco mais de seis minutos de duração, a música título “Lost Futures” é a mais extensa do álbum, mas não menos experimental. Aqui, está inserido mais peso e também segue com um pouco mais de ritmo. No entanto, não há como superar as camadas de pedais e sintetizadores. Ao chegar no último tema, “Stop Running”, percebemos que valeu a pena cada minuto dessa experiência – e, que, esse álbum distribuído pela Quantica Records, agrega tanto ao bom gosto musical, quanto a própria saúde, pois transmite paz. Se você procura sair da mesmice, se retirar um pouco da loucura da vida urbana ou evitar os barulhos do dia a dia, eis aqui a tua trilha sonora.
Ouça “Lost Futures” pelo Spotify.
Encontre Valvo em:
https://valvomusic.bandcamp.com
https://www.youtube.com/@Valv.0
https://www.instagram.com/valv.0