O jazz é um estilo que não depende somente de uma técnica apurada, mas de muito sentimento, bom senso e classe para que se possa ter o melhor que ele irá oferecer.
Como grandes exemplos, podemos citar Miles Davis, Herbie Hancock, Thelonious Monk e mais outros tantos grandes nomes do cenário mundial que nos presentearam com verdadeiros clássicos imortais.
E, para fazer parte desta enorme galeria de monstros sagrados, podemos citar o australiano RJ Bacon e seu maravilhoso, e quinto, álbum, Roslyn Street.
Mostrando um alto nível de composições muito bem estruturadas, Bacon traz um verdadeiro catálogo de faixas que atingem em cheio o fã mais exigente do estilo deixando bem claro que o que é apresentado neste álbum é feito por um músico experimentado que vem com uma gigante bagagem e uma autoridade típica dos verdadeiros colossos do jazz.
Outro fator importante em Roslyn Street é que não se trata somente de planejar um bom álbum com as estruturas tradicionais do jazz e seguir somente nessa linha.
O músico tratou de diversificar seu som adicionando elementos de blues, uma pegada leve de fusion e colocando uma intensidade no clima dos temas, algo típico do BeBop o que faz deste trabalho um leque das mais distintas camadas dentro do que pode haver de melhor na música feita para bons ouvidos.
Além disso, Roslyn Street é um álbum que conta com complicados, e lindos, arranjos mas que se tornam fáceis de assimilar podendo cair no agrado de quem não é tão familiarizado com este tipo de música, fazendo com que esta maravilhosa cultura artística possa ampliar seus horizontes de forma a que muitos venham a se tornar fãs deste que, certamente, é um dos mais versáteis músicos da atualidade.
Quer sentir aquele clima dos antigos pubs de palcos baixos, músicos próximos à audiência mas com um toque moderno e refinado?
Então Rj Bacon é seu mais novo melhor amigo nesta agradável viagem que parece não ter fim.
https://www.facebook.com/russellbacon
https://open.spotify.com/artist/7dWqohszA3iFajfe0G20OO?si=aA8ri-VFRd-LbXIatSNDyg